Equipes técnicas dialogam sobre formas de garantir a aprendizagem de estudantes dos anos finais do ensino fundamental

Compreender as dores e sonhos dos adolescentes para garantir a aprendizagem dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental.

Foi com este objetivo que técnicos das secretarias municipais de educação e dos Núcleos Territoriais de Educação da rede pública estadual reuniram-se, nesta quarta-feira (15), no Hotel Fiesta, para participar do segundo dia da formação continuada promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Na oportunidade, o grupo participou de oficinas temáticas e pôde debater sobre questões como evasão escolar, adolescências, recomposição das aprendizagens e avaliação diagnóstica.

Também na ocasião, as equipes técnicas conheceram casos mundiais envolvendo recomposição das aprendizagens, analisaram, discutiram e pensaram em maneiras criativas para desenvolver a proposta nos seus territórios. A adaptação foi feita com base na análise do perfil do estudante, do professor, recursos disponíveis, característica local e territorialidade.

“Para mim está sendo muito enriquecedor participar desta formação. Gostaria de parabenizar a equipe do IAT e da Secretaria da Educação por estar oportunizando, através do regime de colaboração, este aprendizado tão significativo sobre a aprendizagem dos adolescentes. Temáticas extremamente ricas, necessárias e urgentes de serem discutidas. A metodologia utilizada é muito pertinente, interessante. O evento está sendo muito enriquecedor e com uma troca muito boa”, afirmou a técnica do NTE 22, Cristiane de Almeida.

“Esta formação é muito importante porque nos ajuda a descobrir estratégias para trabalhar no município. Quando chegamos percebi que as angústias não são só minhas, nem só do município de Castro Alves, mas de todos. O formato está muito interessante, a troca foi muito boa e a minha expectativa é que continue sendo desse jeito”, contou Verena Bastos, técnica do município de Castro Alves.

“Essa formação é de grande valia e de grande importância para nós. Estávamos mesmo precisando destas açãoes para podermos trabalhar com nossos alunos. Nosso município já deu o pontapé inicial e esta formação vem culminar com tudo que a gente já vem fazendo lá, trabalhando as competências sócio emocionais dos nossos alunos. Me vi representada aqui”, confessou Sandra Santos, coordenadora técnica da Secretaria de Educação de Nilo|Peçanha.

A formação, que acontece em 03 etapas anuais (2024-2026), terá carga horária de 104h (por etapa) e será realizada em formato híbrido.

A iniciativa, realizada em colaboração com os municípios e em parceria UNDIME, tem o objetivo de fortalecer o atendimento aos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), que representa a maior concentração de alunos, conforme o Censo Escolar 2023.