Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Entrevista com Jaqueline Moll
“Nós trabalhamos com a ideia do território educativo. O que queremos é juntar a sala de aula e o espaço escolar. O ideal seria retomarmos a ideia do Anísio Teixeira, e pensarmos em mais escolas parques”.
Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ex-diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), a doutora Jaqueline Moll participou do 5ª Seminário Estadual de Educação Integral, promovido pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT) e pelo Comitê Baiano Territorial de Educação Integral Integrada (CBTEII), em Salvador. Nesta entrevista, ela fala sobre cenário atual da educação integral no Brasil.
Como você descreve o panorama da Educação Integral no Brasil?
Eu tive uma experiência bem significativa no ministério da educação de 2007 a 2013, dirigindo a diretoria de educação integral, e colocamos como tarefa trabalhar essa retomada da ampliação da jornada escolar com a visão de formação humana integral e aplicar os diferentes entes federativos nesse trabalho. Foi um esforço muito grande, como plantar sementes e nós focamos em reconstruir conceitos sobre o tempo escolar porque no Brasil, nós temos naturalizado uma visão muito encurtada da educação escolar. As famílias se conformam com quatro horas diárias. Nós fizemos todo um trabalho de construção e eu diria que, se a gente quiser pensar um mapa do Brasil, vamos ver que em todos os estados da federação temos sementes plantadas a partir dessa ação desencadeadora, representada pelo programa Mais Educação. Então eu diria que o País está caminhando nessa perspectiva e construindo a consciência de que é preciso estar mais tempo dentro da escola. Não precisa ser só dentro do espaço da escola, porque trabalhamos a ideia do território educativo, juntamos essas duas coisas e, na configuração das escolas que temos hoje, o ideal seria retomarmos a ideia do Anísio Teixeira, e pensarmos em escolas parques.
Qual a sua opinião sobre o movimento da educação integral na Bahia?
Na Bahia, diria que aqui nós temos um dos movimentos mais fortes e articulados pelos comitês de educação integral. A Bahia é um dos estados que desponta com essa grande articulação territorial que reúne gestores, professores e figuras públicas de diferentes áreas para pensar a educação integral como uma política integradora de várias outras políticas.
Durante esses dois dias acontece o 5ª Seminário Estadual de Educação Integral promovido pelo IAT. Qual a importância desta discussão?
O 5º Seminário é reflexo das sementes que plantamos durantes esses anos e que seguramente representa muito na construção desse caminho. O tema dessa vez é sobre a formação docente, que é um tema estrutural porque a escola de tempo integral implica num outro jeito de lidar com conhecimento e com os estudantes. Ela busca o trabalho coletivo e a dimensão do saber, como Anísio trabalhou o tempo inteiro na perspectiva de uma escola que desenvolvesse as habilidades para o mundo, que desenvolvesse as mãos. O IAT honra o seu nome, quando promove um evento como esse.
Como você avalia a ideia de alterar a Lei nº 9.394/1996 para instituir, entre outras coisas, a jornada em tempo integral e modificar a organização dos currículos escolares, de modo a enfatizar a formação dos alunos por áreas do conhecimento?
Se for pesquisado o movimento do Ministério da Educação a partir do ano de 2006, vai estar lá, a obrigatoriedade de alimentação escolar para o ensino médio, que é o alimento importante para a permanência do estudante, o transporte, o livro didático, o Brasil Profissionalizado que é um programa retoma a relação da integração entre a formação profissional e humana, que vai ajudar os estados a refazer a sua malha física para a formação do trabalho. Depois o ensino médio inovador, e por fim, o pacto pelo ensino médio. Então o País tinha um caminho que vai ser interrompido, aliás sobretudo as ações do pacto pelo ensino médio, por conta de uma medida provisória, que de algum jeito, estanca o debate e impõe uma mudança, que do meu ponto de vista deforma a escola. Eu não tenho dúvida e quero deixar isso bem claro, que é preciso sim repensar o ensino médio, mas não há como, em um país com uma diversidade de experiências de ensino médio que nós temos querer colocar tudo isso em uma forma só e, muito menos imaginar que se pode fazer formação de jovens excluindo arte, filosofia, sociologia, educação física e espanhol.
Notícias Relacionadas
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
Festival conecta tecnologias modernas e conhecimentos ancestrais
-
Estudantes baianos participam de encontro de grêmios escolares, em Salvador
-
Pré-vestibular gratuito: UPT promove atividades integrativas para estudantes de toda Bahia
-
ARTIGO | EJA: reflexões sobre a Educação Básica para a classe trabalhadora, por Carla Nogueira
-
Parlamento Jovem da Câmara de Salvador recebe inscrições de estudantes até este domingo (5/5)