Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Encontros de alinhamento marcam início da Formação Continuada em 2022
Após movimentar as redes de ensino de toda a Bahia com a Jornada Pedagógica 2022, que trouxe a presença do educador português António Nóvoa, referência em educação e formação de professores no mundo todo, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira (IAT), deu início às atividades do Plano de Formação Continuada Territorial, neste ano. Nesta quinta e sexta, 10 e 11 de fevereiro, a equipe pedagógica e a diretoria do IAT promoveram reuniões de alinhamento e planejamento do trabalho, tanto com os dirigentes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) quanto com a equipe de articuladores pedagógicos e formadores do plano.
Os encontros trouxeram o desenho pedagógico da formação para o ano de 2022, orientações administrativas e agenda do ano, com a grande novidade deste ciclo, que será o retorno dos encontros formativos ao modelo presencial. A diretora-geral do IAT, Cybele Amado, esteve presente às reuniões, sempre ressaltando a importância da valorização do trabalho do professor e da cadeia de profissionais da educação. “É preciso proteger e valorizar o professor, é ele que vai transformar a educação desse país. Precisamos construir concreta e subjetivamente este lugar tão importante.”
Cybele lembrou a palestra de Nóvoa como “o grande presente que pôde dar à rede de ensino baiana” e, na oportunidade, também anunciou que o IAT irá presentear cada profissional envolvido na formação com o livro "Escolas e Professores - Proteger, Transformar, Valorizar”, de autoria de Nóvoa, lançado no último dia da Jornada Pedagógica 2022 e atualmente disponível para download na plataforma Anísio Teixeira, ambiente virtual do plano de formação. Por fim, ao anunciar mais um presente aos membros da equipe pedagógica do IAT, o livro “Quem Educa Marca o Corpo do Outro”, da educadora Fátima Freire, a diretora desejou ao grupo: “Sucesso ao nosso 2022, com democracia e liberdade.”
A coordenadora de formação de profissionais de educação do IAT, Micheli Cruz, apresentou detalhadamente aos participantes, nas reuniões com os articuladores pedagógicos e formadores, o percurso formativo a ser trilhado em 2022 e também trouxe novidades. Neste ano, além das reuniões com os dirigentes dos NTEs, a equipe pedagógica também terá momentos com os secretários municipais de educação, a fim de colaborar no planejamento e acompanhamento do processo formativo presencial. A primeira rodada de encontros acontece entre 22/02 e 7/3, em 11 pólos que irão reunir por NTE e proximidade, os 417 municípios baianos participantes no plano.
Outra novidade já aguardada pelos formadores é a inclusão das áreas de Ciências Naturais e Ciências Humanas na formação oferecida aos formadores e articuladores pedagógicos do IAT por meio do Instituto Vera Cruz (IVC). A partir deste ano, essas áreas do conhecimento se somam às de Língua Portuguesa e Matemática na construção e consolidação da didática e conteúdos para compor as trilhas formativas dos educadores participantes. Segundo Micheli, a ideia é trazer sequências didáticas como guia para a estruturação das trilhas com os coordenadores pedagógicos, diretores escolares e membros das equipes técnicas das secretarias de educação.
Por fim, atendendo a uma demanda de algumas redes, a coordenadora apresentou uma nova frente de trabalho, o Repercurso de Estudos. A ideia é possibilitar aos educadores que tenham perdido conteúdos dos anos anteriores, recuperar os estudos, podendo ter acesso aos materiais anteriormente disponibilizados, receber a consultoria online dos formadores e garantir a carga horária referente aos momentos anteriores para a certificação.
Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza, desde 2019, a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Durante os anos de 2020 e 2021, a formação ocorreu em ambiente virtual. Em 2022, o programa volta a acontecer presencialmente nas sedes dos NTEs, para formação de dupla gestora e na sede do IAT, em Salvador, para formação de equipes técnicas das secretarias e dos núcleos territoriais de educação, reunindo, sob os cuidados referentes aos protocolos sanitários por conta da pandemia do Coronavírus, 9 mil educadores dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira