Encontro une Estado e Municípios para Formação Continuada em Regime de Colaboração

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), promoveu nesta quarta-feira (11), o 4º Encontro de Formação Continuada em Regime de Colaboração, que reuniu secretários da educação e membros das equipes técnico-pedagógica de 54 municípios baianos. A atividade é realizada em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA). O encontro ainda contou com a aprensentação cultural do Coral Estudantil do Colégio Estadual Raul Sá, do bairro de Mussurunga, em Salvador.

Os participantes assistiram à apresentação sobre Ciclo 2 – ProBNCC, realizada pela diretora de Currículos, Jurema Brito, que na oportunidade, representou a Superintendente de Políticas para a Educação Básica (Suped), Manuelita Brito. O professor e assessor especial da SEC, Paulo Gabriel Nasciff, também realizou explanação sobre as bases político-institucionais do Regime de Colaboração entre estado e municípios. Além disso, foram realizadas oficinas com os formadores do IAT sobre funções, rotinas e práticas dos técnicos das secretarias municipais de educação, bem como concepção de formação em contexto profissional.

O secretário da educação, Jerônimo Rodrigues, acompanhou o evento e destacou a satisfação pelo fechamento desta formação em 2019. “Estamos fechando um ciclo de quatro eventos. Chegamos a uma boa representação nos municípios, com secretários e gestores da pasta administrativa e pedagógica. Muita alegria em fechar o ano desta agenda de forma tão animada, vendo tanta disposição para poder melhorar os nossos indicadores da educação na Bahia”, afirmou. O secretário salientou também a importância de construção do plano de formação continuada. “Estamos fazendo aqui um processo de escuta que vai qualificar o nosso direcionamento com boas companhias”, afirmou.

Nesse sentido, a diretora geral do IAT, Cybele Amado, reforçou o processo de escuta. “Esse encontro segue as premissas que estamos ancorando com muita força na Secretaria da Educação, que é começar a formação com escuta e escrita ao lado dos educadores que fazem a educação nos seus municípios”, comentou. Nesse contexto, mencionou que o foco é no Ensino Fundamental II, que vai do 6º ao 9º ano. “Estamos empenhados em avançar nos resultados deste ciclo, por isso, queremos construir um plano com os municípios que siga nesta direção”, explicou.

“É muito satisfatório chegar a quase 400 municípios com esta formação, envolvendo o Estado da Bahia nesta atividade para melhorar os índices do 6º ao 9º”, comemorou o presidente da Undime, Williams Panfile. Em complemento, afirmou que a mobilização seguirá firme para alcançar os 417 municípios. “Acreditamos que a formação fortalece as gestões, principalmente porque está sendo formatada dentro do que o município precisa. Nós precisamos ouvir as demandas de cada território, para que façamos de fato uma formação valiosa”, concluiu.

Para a secretária de educação de Canavieiras, Suely Borges Costa Vasconcelos, o momento em que acontece a formação é oportuno. “A Secretaria estava caminhando quase que sozinha. A partir deste encontro, com estas determinações e com o fortalecimento que estamos recebendo, nos sentimos mais amparados e mais fortes para seguir no trabalho”. Mencionou que os municípios estão carentes de formação e que é fundamental seguir com a iniciativa para fortalecer o ensino e a aprendizagem.