Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Encontro sobre educação inclusiva discute práticas pedagógicas para pessoas com surdez
Professores e coordenadores pedagógicos das redes estadual e municipal de ensino participaram, nesta quarta-feira (08), do segundo encontro formativo do projeto Inclusão em Pauta, promovido pela Secretaria da Educação por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC). Esta é a segunda atividade realizada pelo IAT com a temática da educação inclusiva neste ano e conta com o apoio do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação (CAS) Wilson Lins.
“Hoje trabalhamos com os caminhos para elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e o Plano Educacional Individual (PEI), contextualizando a realidade dos surdos”, destacou a coordenadora de Inclusão e Diversidade do IAT, Verena de Sá Villas Bôas. De acordo com a coordenadora, o objetivo é potencializar o processo de aprendizagem através da instrumentalização dos professores e coordenadores de toda rede de ensino. “Desta forma, eles poderão lidar melhor com as necessidades destes estudantes”, completou.
A professora Elzeni Bahia, do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do CAS Wilson Lins, considerou que ações como estas são fundamentais para educação inclusiva. “Carecemos de recursos e esta iniciativa é louvável não só por promover o conhecimento, mas pelo fato de aproveitar o conhecimento que já temos na rede”, disse. Ela acrescentou que após a formação, o esforço será em organizar o PDI, um instrumento estratégico de pesquisa que deverá considerar as necessidades e anseios dos estudantes surdos.
Aprendizado de Libras e a garantia ao direito linguístico
Com objetivo de ilustrar a necessidade da garantia do surdo ao direito linguístico, a professora e intérprete educacional do CAS Wilson Lins, Johnne Neri, fez um exercício com os participantes usando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Você é bem-vindo aqui na escola”, foi a mensagem transmitida por ela durante a abertura do evento e ensinada aos participantes. De acordo com a professora, “é necessário garantir o direito do surdo de ser compreendido sem a presença do mediador, por meio do aprendizado de Libras”, disse.
Intérprete de seu marido que é surdo, a professora Letícia Damasceno complementa a mensagem de Neri. “Sou apenas uma ponte entre ele e a pessoa que não conhece Libras. Se as pessoas compreendessem o que ele quer dizer, não precisaria de mim como mediadora”, complementa. Neste sentido, Elzeni Bahia pontua que, aproximadamente, 95% dos surdos nascem em famílias ouvintes, aumentando as dificuldades de compreensão entre eles e culminando na necessidade de aprender duas línguas: a de Sinais e a Língua Portuguesa. Na avaliação das participantes Leila Cristina Rêgo Andrade e Nazaré Castro, ambas do Colégio Estadual Satélite em Salvador, o encontro proporciona uma reflexão a respeito da prática diária. “É uma oportunidade de avaliar se o que estamos fazendo é realmente adequado para a realidade”, pondera Nazaré.
Para Leila, que já participou de outros encontros, mesmo sem ter a vivência com estudantes com necessidades especiais, considera que além da reflexão é uma atualização para atividade que exerce. “Precisamos nos reciclar constantemente na nossa profissão”.
Sobre o projeto
O Projeto Inclusão em Pauta faz parte da Formação Continuada dos Professores, oferecendo instrumentos pedagógicos da educação inclusiva que potencializem seu trabalho em sala de aula. O projeto continua ao longo de 2019, com agenda na próxima sexta-feira (12) e encontros mensais entre agosto e novembro.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro