Encontro reúne mais de 120 formadores para diálogo pedagógico

O Instituto Anísio Teixeira (IAT) promoveu nesta segunda-feira (22), o encontro Diálogos Pedagógicos, que reuniu mais de 120 formadores que atuam na Formação Continuada Territorial, promovida pela Secretaria da Educação, por meio do IAT. Na atividade foi definida a pauta da próxima formação de gestores(as) escolares(as) e coordenadores(as) pedagógicos(as), prevista para 7 de julho.

"Uma das novidades que estamos apresentando neste encontro é a presença de consultores renomados para auxiliar na formação, a partir de julho. Além disso, vamos entrar com bastante força nos conteúdos pedagógicos para língua portuguesa e matemática para trabalhar com nossos formadores", afirmou a diretora geral do IAT, Cybele Amado de Oliveira, durante reunião realizada nesta segunda-feira, com mais de 120 formadores de gestores escolares e coordenadores pedagógicos.

Os Diálogos Pedagógicos com os formadores integram as ações da Formação Continuada, que além dos gestores e coordenadores, reúne, também, membros das equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação, envolvendo redes municipais e estaduais em regime de colaboração. "Nestes diálogos nós discutimos a pauta que eles trabalharão com suas turmas. Teremos como centralidade do próximo encontro a temática de como cuidar de nós e dos outros em tempos de pandemia", informou Diana Melo, diretora pedagógica do IAT.

"O IAT se destaca mais uma vez por sua sensibilidade em compreender as especificidades da educação no contexto da Pandemia. Isso se demonstra em sua abordagem humanizada. A formação se reinventou neste momento atual, já que antes tinha sido pensada para um público  presencial. Neste processo de educação à distância, imposta pelo isolamento social, se supera dia após dia, no sentido de se adequar às diversas situações, tanto dos formadores quanto dos coordenadores e gestores", disse a formadora Elisa Ribeiro que atua no Território de Identidade Semiárido Nordeste II.

A Formação Continuada Territorial é uma ação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realizada pelo Instituto Anísio Teixeira, em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Itaú Social e Instituições de Ensino Superior da Bahia. Tem como foco a formação de Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos e Equipes Técnicas, como foco nos profissionais que atuam no 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Hoje conta com mais de 9 mil educadores inscritos na Plataforma de Formação.