Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Encontro mostra impactos alcançados pela Formação Continuada e anuncia novidades para o próximo ano
Como um time, todos vestiam a mesma camisa, na qual se via o mapa da Bahia e uma palavra em destaque: avizinhar. O potente conceito foi o escolhido para guiar o encontro de encerramento das atividades em 2021 do Plano de Formação Continuada Territorial, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). Entre os dias 9 e 11 de dezembro, formadores, articuladores pedagógicos e parceiros estiveram juntos para avaliar as ações deste ano e planejar as atividades para 2022.
Diretora-geral do IAT, Cybele Amado adiantou novidades para o ano que vem, como a nova oferta de formação nas áreas das ciências humanas e naturais. "Até aqui, estivemos muito concentrados em Língua Portuguesa e Matemática. Agora, vamos avançar para história, geografia, sociologia… Há uma sinergia com o momento que o país está vivendo. Num dos eixos de história, a gente vai falar sobre democracia, um debate muito importante para o Brasil hoje". Cybele também fez um balanço da Formação Continuada, que começou em 2019 e em 2022 encerra este ciclo inédito. "Nós temos desafios, ajustes a serem feitos, mas é fantástico observar o potencial de resultados que nós temos. Já há mudanças palpáveis, visíveis, concretas. Nós precisamos consagrar tudo isso para transformar o Plano de Formação em uma política de Estado, mesmo".
"A Formação Continuada tem um papel fundamental para a melhoria da qualidade da educação e o papel do IAT também, neste arranjo que envolve as redes municipais, a rede estadual, as universidades, a Undime e este importante parceiro que é o Itaú Social", disse o secretário da educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Parceiro da Formação Continuada, o Itaú Social está apoiando o monitoramento e avaliação de todo o plano, para medir de forma quantitativa e qualitativa essas mudanças de que Cybele fala. Renato Brizzi, analista de projetos do Itaú Social, conta que já é possível perceber novas práticas e comportamentos. "Fica muito nítida a aproximação entre as redes, tanto aquelas que são de esferas diferentes, como a estadual e a municipal, mas também entre as redes municipais que estão no mesmo território e muitas vezes não trocavam, não conversavam. Isso aparece muito forte. Também identificamos o crescimento do trabalho colaborativo entre os profissionais dentro da escola, os diretores escolares e coordenadores pedagógicos, além de um outro olhar a respeito dos processos avaliativos e dos indicadores de aprendizagem. Antes, as avaliações eram vistas como obrigação, e hoje são vistas como aliadas do planejamento pedagógico".
Além de conhecer de forma mais detalhada alguns desses impactos, os formadores também contaram com a consultoria luxuosa da educadora Fátima Freire, filha de Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Fátima os convidou a pensar o "lugar de ocupância" de cada um e a refletir sobre a educação das emoções. Renata Lopes, formadora no Núcleo Territorial de Educação 16 (Piemonte da Diamantina), ficou "maravilhada" com o que ouviu. "O encontro com Fátima não teve uma característica formativa teórica. Foi literalmente uma tematização da vivência de cada um. Ela naturaliza os processos de vida, de docência, de educação".
Renata também falou sobre a relevância deste momento de avaliação das atividades desenvolvidas ao longo do ano. "É muito importante para nós, formadores, termos uma visão geral, macro, do que foi nosso ano de trabalho, para que a gente consiga dimensionar o que foi positivo e aquilo que a gente ainda precisa aprimorar, alcançar. Isso é fundamental para que a gente possa dar continuidade ao processo com qualidade".
Formador no NTE 18 (Litoral Norte e Agreste Baiano), José Augusto Luz falou da alegria de estar junto com os colegas presencialmente, e das potencialidades geradas por esse encontro. "É um momento importantíssimo, não só pela possibilidade de planejar as atividades do ano que vem, mas pelas discussões que são geradas. A riqueza da formação tem muito a ver com as experiências das pessoas que estão aqui, com as suas práticas, percepções, soluções. Quando a gente está junto, tudo isso aflora e é algo que nos dá energia e esperança".
Durante o encontro, a equipe revisitou ainda os objetivos gerais e específicos do Plano de Formação Continuada, como conta Micheli Cruz, coordenadora de formação de profissionais de educação do IAT. "Tivemos a oportunidade de redimensionar esses objetivos com vistas a cumprir o nosso último ano de trabalho, focalizando o que nos falta alcançar diante daquilo que nos foi proposto lá no início de 2019 e também validando aquilo que já foi cumprido e extrapolado, inclusive". Micheli também deu um spoiler para os educadores que participam dos encontros formativos. Em breve, será anunciada uma possibilidade de recuperação das aprendizagens para aqueles que não conseguiram estar presentes em todo o ciclo, para que possam obter a certificação integral.
Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, a formação acontece em ambiente virtual, reunindo mais de 8 mil educadores e técnicos de todos os municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira