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Encontro formativo virtual dialoga sobre conhecimentos didáticos em Língua Portuguesa e Matemática
Publicado em sab, 12/09/2020 - 11:13 por Ascom/Educação
Palavras-chave:
Educadores formadores que atuam na Formação Continuada Territorial participaram nesta sexta-feira (11) e sábado (12) de um encontro formativo que teve como foco dialogar e fortalecer o ensino e aprendizagem a partir dos conhecimentos didáticos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, com consultoria do Instituto Vera Cruz (IVC).
No encontro, promovido pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), os educadores socializaram sobre as experiências pedagógicas e entre os temas trabalhados nas salas virtuais, foi abordado sobre como a utilização da Leitura dramática para auxiliar no desenvolvimento dos estudantes. "Nosso fazer está chegando muito próximo do que a gente queria fazer acontecesse presencialmente e estamos conseguindo aos pouquinhos avançar. E que nesse encontro a gente possa realmente aprender, aprender e aprender. Cada um no seu tempo, cada um do seu jeito, mas sempre disponível para aprender", afirmou a diretora pedagógica do IAT, Diana Melo.
Nas turmas de matemática, os formadores foram convidados a discutir aspectos didáticos e estratégias de resolução de problemas a partir de um exercício com uma imaginária calculadora quebrada, na qual faltavam determinadas teclas. Diferentes caminhos de resolução surgiram e foram compartilhados, mostrando que o processo é tão importante quanto o resultado para a construção dos conhecimentos.
"Essa questão de ter uma pauta, um planejamento, a importância do processo, o processo de aprendizagem é rico e construindo isso aos poucos coletivamente e com os aparatos que temos para produzir a gente pode criar muitas coisas, explicou o consultor da formação de Matemática, Samuel Gomes Duarte.
Entre as participações dos formadores, Gleidiane Oliveira Rocha, do NTE 07, trouxe a importância das atividades com a utilização de textos para o desenvolvimento. "Eu gosto da profundidade poética de textos e das diferentes perspectivas que ele acaba tocando nessa questão da habilidade cognitiva do trazer o todo para compreensão das partes, mas me chama atenção também as habilidades não cognitivas, sobretudo. E isso é importante também trazer para o encontro e para formação e para toda equipe escolar", destacou.
Carla Milhosi, consultora de matemática, lembrou que é fundamental conectar as aprendizagens da escola com as aprendizagens da vida. "Não podemos formar estudantes alienados do mundo. Desafios como esse são estratégias para gerar significado e sentido para a aprendizagem". Ela ressaltou a importância de explorar conexões com o cotidiano, como as inúmeras relações que podem ser feitas a partir de temas como a pandemia do novo coronavírus e a alta no preço do arroz.
Formação Continuada
A Formação Continuada Territorial é uma ação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realizada pelo Instituto Anísio Teixeira, em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Itaú Social e Instituições de Ensino Superior da Bahia. Tem como foco a formação de Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos e Equipes Técnicas, como foco nos profissionais que atuam no 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Hoje conta com mais de 9 mil educadores inscritos na Plataforma de Formação
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