Encontro formativo dialoga sobre leitura e juventude

Ler para resolver problemas. Esta foi a tônica do terceiro encontro da Formação Continuada para Gestores Escolares e Coordenadores Pedagógicos, promovido pela Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira. A atividade acontece desde a segunda-feira (09) e mobilizou mais de 2 mil profissionais da educação em 12 polos formativos, nos 27 Territórios de Identidade do Estado.

Segundo a diretora pedagógica do IAT, Diana Melo, a ideia é fazer com que as escolas e os professores, orientados pelos coordenadores pedagógicos possam desenvolver atividades que estimulem a leitura. “Um modelo de atividades são as Sessões de Leituras Temáticas, que consistem em incentivar a leitura nos estudantes por meio de temas que serão discutidos por eles, na escola. Entendemos a leitura como um disparador para o avanço das aprendizagens”, afirmou.

Neste encontro, as sessões de leitura trouxeram temáticas ligadas à juventude, como “Juventude e Gênero”, “Cultura e Juventude”, “Riscos e Vulnerabilidades”. “Estas formações têm sido muito importantes porque enriquecem a nossa prática pedagógica na escola e assim fortalecem a aprendizagem de nossos estudantes”, disse Marizete Barbosa, coordenadora pedagógica do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire, no município de Santaluz.

“A formação continuada tem mostrado que é possível interligar o pedagógico à gestão escolar. É uma oportunidade do gestor e o coordenador juntos pensarem novas perspectivas para a escola e possam alicerçar bem o trabalho do professor, dando a condição pedagógica necessária para que a escola possa atender as demandas dos estudantes”, celebrou a gestora do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, Val Estrela.

Notícias Relacionadas