Encontro discute inovações tecnológicas e dispositivos móveis na EaD

Inovações, tecnologias educacionais e dispositivos móveis. Esta é a tônica do XII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud 2015) e do I Congresso Internacional de Ensino Superior a Distância, que acontece até quinta-feira (03/12), em Salvador. O evento, que reúne educadores e gestores da educação de todo o País, é promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e o Instituto Anísio Teixeira.

Durante a abertura do encontro, Jader Cristiano Magalhães, coordenador geral da Unidade Acadêmica de Educação a Distância da Uneb, informou que o propósito do evento é, também, desmitificar a educação a distância no Brasil, além de ampliar o acesso ao ensino superior por meio da EaD. “Hoje todas as instituições públicas de ensino superior da Bahia têm cursos de graduação por meio da educação a distância, todos a partir da adesão à Universidade Aberta do Brasil, no entanto umas mais avançadas e outras em desenvolvimento. É preciso ampliar, a partir de experiências de quem está em estágios mais avançados”, completou.

Representando o governador da Bahia, Rui Costa, o diretor geral do Instituto Anísio Teixeira, Nildon Pitombo lembrou que a educação a distância é, antes de tudo, uma forma de universalizar o acesso ao conhecimento. “Nós temos um ótimo exemplo que é o Emitec, uma oferta que utiliza a intermediação tecnológica para chegar a mais de 19 mil estudantes das áreas mais remotas da Bahia. Não temos como cumprir as metas do Plano Estadual de Educação e do PNE (Plano Nacional) se os meios de acesso à educação forem os modelos clássicos”, completou Nildon.

Seguindo a linha de ampliação da EaD no ensino superior, o reitor da Uneb, José Bites de Carvalho afirmou que fará a implantação do polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no subúrbio de Salvador e destacou o papel do IAT na formação de professores e para a educação a distância no Estado. “O IAT hoje é um parceiro fundamental para a expansão da EaD na Bahia. Por isso contamos com o instituto para a implantação deste polo UAB”. Pró-reitora de Ensino e Graduação da Uneb, Káthia Marise Borges enfatizou que a EaD é uma oferta importante para o avanço e melhoria da educação. “Sem essas tecnologias, sem a educação a distância, não atingiremos as metas do Plano Nacional de Educação e assim não evoluiremos na qualidade do ensino no Brasil”.