Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Encontro de Mobilização Pedagógica do IAT
A dinâmica no ensino e aprendizagem dos estudantes da rede pública tem apresentado, cada vez mais, sinais da necessidade de mudanças na atual política educacional do Estado da Bahia. Para colaborar na garantia do direito de aprender desses estudantes, a discussão e transformação do pensamento e ação do educador baiano aconteceu, entre os dias 18 e 22 de fevereiro de 2013, o Encontro de Mobilização Pedagógica do Instituto Anísio Teixeira (IAT), cujo tema foi “Projetos Estruturantes: O Educador frente aos “novos” desafios do processo ensino e aprendizagem”.
Objetivo- O Encontro teve como objetivo oportunizar discussões sobre temas relacionados à atuação do educador na unidade escolar, possibilitando aos participantes dos diversos projetos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, o exercício conjunto e integrado da reflexão e planejamento das ações de 2013, voltadas para os resultados que esses projetos devem alcançar com o educador e com a gestão pedagógica da unidade escolar. Participaram do evento dirigentes, coordenadores, articuladores, professores e técnicos integrantes dos projetos estruturantes, alunos do Colégio Estadual de Pau da Lima, do Colégio Estadual Almirante Barroso, do Colégio Estadual Teodoro Sampaio, Colégio Estadual Helena Matheus e convidados.
“O IAT é o responsável pelos programas estruturantes Gestar na Escola, Ciência na Escola e o Ensino Médio em Ação, EM-Ação, que têm como princípios a aprendizagem dos estudantes, o foco nos conteúdos científicos escolares, a abrangência estadual, o reconhecimento da escola como lócus de aprendizagem e de formação de professores. Viabilizar programas como esses implicou na montagem de uma rede complexa de articuladores, supervisores, formadores de professores que atuam nos polos regionais”, explicou Irene Cazorla, Diretora Geral do IAT.
Segundo ela, cada programa estava trabalhando de forma isolada sem ter conhecimento dos outros programas, nem dos programas tidos como transversais, tais como: Artes Visuais Estudantis (AVE), Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Tempos de Arte Literária (TAL), JERPE, Educação Patrimonial e Artística (EPA), Produções Visuais Estudantis (Prove), a Feira de Ciências da Bahia, a Feira Baiana de Matemática; além das ações do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC); pelos NTEs, pela Rede Anísio Teixeira; com o Projeto de Monitoramento, Avaliação e Intervenção Pedagógica, PAIP que articula as ações nas escolas, bem como os programas do MEC: Mais Educação, PME e Ensino Médio Inovador, PROEMI.
“A ideia foi que todos os representantes do IAT nas suas ações formativas conhecessem e tivessem informações mínimas sobre os outros programas, de tal forma que ao chegar à escola o fizessem de forma articulada e divulgando todos os programas, potencializando as suas ações”, detalhou a diretora do IAT.
Integração - A professora Marineusa Oliveira vai trabalhar como coordenadora pedagógica e participou do evento para se inteirar dos programas e projetos desenvolvidos pela secretaria. “Participar desse evento está sendo excelente porque ele possibilita a gente conversar entre os projetos. Um programa traz a experiência do outro e agrega valores a todos eles. Esse evento vai servir como mais uma formação, pois o professor quando tem a oportunidade de conversar com outros enriquece como profissional, o meu trabalho em sala de aula e, também como formadora de outros colegas”, relatou a Marineusa.
“Esse evento é de extrema importância porque tem uma iniciativa bastante efetiva que vai fortalecer a ação de aprendizagem dos nossos alunos porque está buscando integrar todos os projetos e ações da Secretaria. Nós trabalhávamos de uma forma, não digo desarticulada, mas sem essa integração e então o evento vai proporcionar esse entrelace dos projetos e das ações e com certeza chegaremos a um resultado positivo”, contou a professora Andrea Rosa da Direc 16, localizada na cidade de Jacobina, e também articuladora do projeto Gestão de Aprendizagem Escolar – Gestar.
Nesse aspecto, a professora e articuladora do programa Gestar em Salvador, Rosana Rios, destaca o caráter inovador do evento. “Foi um evento bastante promissor e é um diferencial dentro daquilo que a secretaria propõe. Eu tenho experiência de 12 anos no estado e nunca vi um trabalho como esse em que busca-se de fato a integração entre as diversas atividades, programas e projetos e ações pedagógicas que são desenvolvidas pela secretaria. Para mim é um momento impar de integração, de chegar a escola de fato de uma forma integrada e com vistas ao foco principal que é a aprendizagem do aluno”, concluiu a professora.
Avaliação - “A jornada pedagógica do IAT cumpriu seus objetivos dando início a uma série de diálogos fundamentais ao andamento articulado e colaborativo dos projetos estruturantes e suas áreas temáticas. Neste evento, percebemos a importância de desenvolvermos uma estrutura de ambientes virtuais de trabalho que fortaleça a interação e o diálogo entre os articuladores nos projetos e entre as áreas temáticas”, avaliou o Diretor de Educação a Distância e Tecnologia Educacional – DIRED, Rodrigo Aragão.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores