Encontro de Mobilização Pedagógica do IAT

A dinâmica no ensino e aprendizagem dos estudantes da rede pública tem apresentado, cada vez mais, sinais da necessidade de mudanças na atual política educacional do Estado da Bahia. Para colaborar na garantia do direito de aprender desses estudantes, a discussão e transformação do pensamento e ação do educador baiano aconteceu, entre os dias 18 e 22 de fevereiro de 2013, o Encontro de Mobilização Pedagógica do Instituto Anísio Teixeira (IAT), cujo tema foi “Projetos Estruturantes: O Educador frente aos “novos” desafios do processo ensino e aprendizagem”.

Fotos: Neise Soares e Roberta Rodrigues

Objetivo- O Encontro teve como objetivo oportunizar discussões sobre temas relacionados à atuação do educador na unidade escolar, possibilitando aos participantes dos diversos projetos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, o exercício conjunto e integrado da reflexão e planejamento das ações de 2013, voltadas para os resultados que esses projetos devem alcançar com o educador e com a gestão pedagógica da unidade escolar. Participaram do evento dirigentes, coordenadores, articuladores, professores e técnicos integrantes dos projetos estruturantes, alunos do Colégio Estadual de Pau da Lima, do Colégio Estadual Almirante Barroso, do Colégio Estadual Teodoro Sampaio, Colégio Estadual Helena Matheus e convidados.

“O IAT é o responsável pelos programas estruturantes Gestar na Escola, Ciência na Escola e o Ensino Médio em Ação, EM-Ação, que têm como princípios a aprendizagem dos estudantes, o foco nos conteúdos científicos escolares, a abrangência estadual, o reconhecimento da escola como lócus de aprendizagem e de formação de professores. Viabilizar programas como esses implicou na montagem de uma rede complexa de articuladores, supervisores, formadores de professores que atuam nos polos regionais”, explicou Irene Cazorla, Diretora Geral do IAT.

Segundo ela, cada programa estava trabalhando de forma isolada sem ter conhecimento dos outros programas, nem dos programas tidos como transversais, tais como: Artes Visuais Estudantis (AVE), Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Tempos de Arte Literária (TAL), JERPE, Educação Patrimonial e Artística (EPA), Produções Visuais Estudantis (Prove), a Feira de Ciências da Bahia, a Feira Baiana de Matemática; além das ações do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC); pelos NTEs, pela Rede Anísio Teixeira; com o Projeto de Monitoramento, Avaliação e Intervenção Pedagógica, PAIP que articula as ações nas escolas, bem como os programas do MEC: Mais Educação, PME e Ensino Médio Inovador, PROEMI.

“A ideia foi que todos os representantes do IAT nas suas ações formativas conhecessem e tivessem informações mínimas sobre os outros programas, de tal forma que ao chegar à escola o fizessem de forma articulada e divulgando todos os programas, potencializando as suas ações”, detalhou a diretora do IAT.

Integração - A professora Marineusa Oliveira vai trabalhar como coordenadora pedagógica e participou do evento para se inteirar dos programas e projetos desenvolvidos pela secretaria. “Participar desse evento está sendo excelente porque ele possibilita a gente conversar entre os projetos. Um programa traz a experiência do outro e agrega valores a todos eles. Esse evento vai servir como mais uma formação, pois o professor quando tem a oportunidade de conversar com outros enriquece como profissional, o meu trabalho em sala de aula e, também como formadora de outros colegas”, relatou a Marineusa.

“Esse evento é de extrema importância porque tem uma iniciativa bastante efetiva que vai fortalecer a ação de aprendizagem dos nossos alunos porque está buscando integrar todos os projetos e ações da Secretaria. Nós trabalhávamos de uma forma, não digo desarticulada, mas sem essa integração e então o evento vai proporcionar esse entrelace dos projetos e das ações e com certeza chegaremos a um resultado positivo”, contou a professora Andrea Rosa da Direc 16, localizada na cidade de Jacobina, e também articuladora do projeto Gestão de Aprendizagem Escolar – Gestar.

Nesse aspecto, a professora e articuladora do programa Gestar em Salvador, Rosana Rios, destaca o caráter inovador do evento. “Foi um evento bastante promissor e é um diferencial dentro daquilo que a secretaria propõe. Eu tenho experiência de 12 anos no estado e nunca vi um trabalho como esse em que busca-se de fato a integração entre as diversas atividades, programas e projetos e ações pedagógicas que são desenvolvidas pela secretaria. Para mim é um momento impar de integração, de chegar a escola de fato de uma forma integrada e com vistas ao foco principal que é a aprendizagem do aluno”, concluiu a professora.

Avaliação - “A jornada pedagógica do IAT cumpriu seus objetivos dando início a uma série de diálogos fundamentais ao andamento articulado e colaborativo dos projetos estruturantes e suas áreas temáticas. Neste evento, percebemos a importância de desenvolvermos uma estrutura de ambientes virtuais de trabalho que fortaleça a interação e o diálogo entre os articuladores nos projetos e entre as áreas temáticas”, avaliou o Diretor de Educação a Distância e Tecnologia Educacional – DIRED, Rodrigo Aragão.