Encontro de formadores busca integrar ações dos projetos estruturantes

Fotos: Roberta Rodrigues/ Ascom IAT

Com o objetivo de integrar as ações dos projetos Ciência na Escola (PCE), Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) e do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PEM), cerca de 200 formadores participam, até sexta-feira (22/05) do 1º Encontro Estadual de Formadores, que acontece, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O encontro visa fortalecer a formação continuada para os professores da rede estadual, além de propor discussões sobre as avaliações da aprendizagem nas unidades escolares.

“É preciso fazer com que as escolas fortaleçam cada vez mais o que há de bom, e repensar o que precisa melhorar em relação à perspectiva pedagógica”, salientou a coordenadora do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, Valuza Saraiva. “Tudo se volta para uma perspectiva de qualificar o ensino e a aprendizagem na garantia da competência do papel social da escola. Esse é um tempo de oportunidades para que possamos estreitar diálogos para termos uma educação de qualidade”, destacou a coordenadora do programa Gestar na Escola, Daday Sales.

Para a coordenadora do Programa Ciências na Escola, Shirley Costa, a perspectiva para esta formação é que, a partir desse diálogo integrado entre os programas Ciência na Escola, o Gestar e o Pacto Ensino Médio, as ações cheguem à escola, se multipliquem na sala de aula e promovam a formação integral dos estudantes de modo interdisciplinar. “Essa integração vem colaborar para que esse trabalho integrado possa aperfeiçoar o trabalho não só da escola, mas também da sala de aula, envolvendo todas as áreas do conhecimento e os componentes curriculares”, disse.