Encontro de Coordenadores dos NTE da Bahia

Nos dias 22 e 23 de outubro de 2012, foi realizado, no IAT, o “Encontro de Coordenadores dos NTE da Bahia”, promovido pela Diretoria de Educação a Distância -DIRED através da Coordenação de Tecnologias Educacionais –CTE.

O encontro teve o objetivo de avaliar as experiências dos NTE no ano de 2012 e planejar, coletivamente, as ações para 2013. A abertura foi marcada pela presença do professor Rodrigo Camargo Aragão – diretor da DIRED, da coordenadora Maria Rita Santana Lima - CTE e pela professora Irene Carzola - diretora do IAT, que destacou a importância do trabalho dos NTE para o cumprimento do maior desafio da educação, que é garantir a permanência do aluno na escola através da utilização pedagógica das tecnologias. ”Nós realmente precisamos de vocês”, observou a professora Irene.

O segundo dia de encontro teve como destaque a presença dos representantes dos programas estruturantes da SEC dialogando sobre o fortalecimento da parceria com os NTE para aprimorar as ações de 2013 em prol da melhoria da educação. Estiveram presentes: a professora Ana Lúcia Silva (Coordenadora do PAIP), professora Nádia Bahia (coordenadora do Pacto com os municípios), a professora Shirley Costa (Coordenadora do Ciências na Escola), professora Admari Cajado (Coordenadora Pedagógica do Gestar), a professora Ana Paixão (Coordenadora do Em -Ação), a professora Mariana Aragão (Coordenadora do PARFOR) e o professor Yuri Wanderlei (Coordenador da TVAT). Essa mesa foi mediada pelo professor Jeudy Aragão (Diretor de Formação e Experimentação Educacional – DIRFE).

Com o intuito de valorizar e incentivar a pesquisa realizada por professores da Rede, a programação do evento contou com a formação de uma mesa redonda (coordenada pelo professor Ari Xavier – Coordenador do NTE 15-SSA) com a participação das professoras Nicéia Maria Figueiredo Souza Melo - Coordenadora do NTE16 - Vitória da Conquista, e Edileuza Alves Pereira – professora multiplicadora do NTE 02 – Salvador, que explanaram sobre os resultados de seus trabalhos de pesquisa  “Entre Avanços e Limites do Letramento Digital de Professores” e “Pacto com a Educação nos Municípios Baianos e suas Inovações na Formação”  respectivamente.