Encontro de avaliação reúne formadores dos Polos Formativos

Os formadores que atuaram nos Encontros de Formação Continuada e nos Seminários Territoriais com Gestores e Coordenadores Pedagógicos da rede estadual, realizados nos 12 Polos Formativos durante o ano de 2019, reuniram-se em encontro de avaliação, que aconteceu na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT) nesta sexta-feira (13). A atividade é uma iniciativa da Secretaria do Estado da Bahia, por meio do IAT. Na abertura do evento, além dos formadores, participaram também os Dirigentes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

Entre os principais pontos analisados com os formadores estiveram a formação do formador, o acompanhamento e os conteúdos formativos. A diretora geral do IAT, Cybele Amado, falou que este último encontro do ano com os formadores, é o momento de revisitar as ações de toda a formação continuada desenvolvidas ao longo do ano. “A perspectiva é fazer uma avaliação dos caminhos da formação”, comentou.

A diretora mencionou também que o encontro marca o anúncio das ações de 2020, dentre elas a inclusão dos coordenadores pedagógicos e gestores municipais na formação, investimento em pesquisas colaborativas com as universidades focadas no ciclo do 6º ao 9º ano e iniciativas de inovação e tecnologia. “Vamos seguir com a premissa de que a secretaria da educação é responsável por toda a educação deste estado”, comentou.

Neste sentido, a diretora pedagógica do IAT, Diana Melo, afirmou que esta é uma avaliação pautada em evidências e tendências percebidas na formação. “Nos encontros formativos identificamos conteúdos e estratégias para impulsionar o ensino aprendizagem. Os Seminários foram de grande importância para essa análise”, afirmou. Além disso, a diretora pedagógica ressaltou que esses resultados permitem o planejamento de 2020. “Trabalharemos também com o que ficou ‘invisível’ e precisa estar na formação”, completou.

A formação para os coordenadores pedagógicos recém-chegados na rede foi um ponto destacado pela formadora Tânia Nunes, do Polo Formativo de Santo Antônio de Jesus. “Os encontros têm sido valiosos especialmente para os coordenadores que estão chegando, para eles entenderem o processo de ser formador do professor que atua na escola. Os encontros ajudam a perceber e lidar com esta formação e construir repertório”. A formadora afirma que este fato ficou bem explícito nos Seminário em Santo Antônio de Jesus.  “No Seminário ficou muito evidente a importância que o coordenador tem dado à formação. Eles têm relatado que enriqueceram em conhecimento, de entendimento acerca de como funciona a formação e a secretaria como um todo”, ponderou.

Este também foi o ponto de destaque mencionado pela formadora Givaedna Moreira de Souza, do Polo Formativo de Barreiras. “Não havia nenhuma formação para a equipe gestora até então. Foi relevante e perceptível no acompanhamento no chão da sala de aula. Acompanhei algumas escolas e nesta trajetória, pude vê-los incentivando o protagonismo juvenil, as feiras de ciência, projetos da consciência negra e mudanças nos conselhos de classe”. A formadora pontua também o fazer e pensar pedagógico, a ação e reflexão. “O Seminário só veio consolidar tudo que nós idealizamos e construímos no decorrer desta trajetória deste processo formativo. Penso que em 2020 devemos prosseguir com essa pauta, porque eles esperam muito mais. Tenho certeza que quem ganha com isso são nossos estudantes”, finalizou.