Encontro de Articuladores do Em-Ação - cobertura

Que tal aplicar as mídias e tecnologias na educação? Essa é uma das propostas da Secretaria da Educação, em parceria com o Instituto Anísio Teixeira, para a qualificação dos educadores da rede pública de ensino e para a potencialização do conhecimento.

O objetivo da proposta é atender às demandas da rede pública de ensino no que se refere à produção e apropriação de conteúdos digitais e de aplicativos educacionais por professores e estudantes.

A ação proposta é o nono compromisso definido pela Secretaria - “Estimular as inovações e o uso das tecnologias como instrumentos pedagógicos e de gestão escolar”. A ideia é nortear as ações e mobilizar mais recursos e conhecimento de base científica para melhorar o desempenho dos estudantes das redes estadual e municipais.

Nessa perspectiva, as principais ações para a consolidação desse projeto são: a pesquisa, catalogação e produção de Conteúdos Digitais Educacionais para o Ensino Fundamental e Médio, o desenvolvimento e Manutenção de Softwares Educacionais, entre eles, o Panteon Escolar, Ambiente Educacional Web, RPG Educacional, AVALE, sendo todos em software livre, a formação de professores para o uso das tecnologias digitais nas escolas e a manutenção do Ambiente Educacional Web no Portal da Educação. Além desses, faz parte da proposta a TV Anísio Teixeira, que desde 2009 vem produzindo programas televisivos educacionais, e tem sua grade de programas exibidos na TVE.

Hoje o Ambiente Educacional Web – AEW, repositório dos conteúdos produzidos, conta mais de 2 mil conteúdos digitais livres que incluem jogos, animações, simulações, vídeos, áudios e imagens de diversas áreas do conhecimento, como química, biologia, matemática, português, física, geografia, história, sociologia disponíveis no AEW. Lá, professores e estudantes vão ter acesso a um repositório de conteúdos digitais, aonde ele pode pesquisar por área de conhecimento e por palavras-chaves e encontrar um material adequado para o ensino de cada assunto de sala de aula.

No âmbito da formação dos professores para o uso dessa mídias, ocorreu no IAT, no dia 8 de agosto de 2012, o Encontro de Articuladores do programa Ensino Médio em Ação - Em-Ação com o objetivo de apresentar o Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico – AVALE para os articuladores do programa.

Segundo Ana Lúcia Paixão, coordenadora do programa Em-Ação, a formação destes articuladores privilegia o uso pedagógico dos laboratórios de informática das escolas, fazendo uso dos recursos computacionais para garantir a aprendizagem dos conteúdos matemáticos, muitas vezes, difíceis de explicar apenas com o quadro e giz.

“No caso específico do Ambiente Virtual de Apoio ao Letramento Estatístico, AVALE, por ser um ambiente computacional virtual interativo voltado para o ensino e aprendizagem de probabilidade e estatística, permite trabalhar esses conteúdos tendo o estudante como protagonista de sua própria aprendizagem, pois ele coleta e processa os dados, dando sentido aos resultados encontrados, além de interagir com seus colegas de forma virtual. Assim, conhecer novas estratégias ou possibilidades de ensino na matemática, só enriquece a formação e a prática pedagógica dos nossos professores”, explicou a coordenadora.

O AVALE visa desenvolver e disponibilizar, com o uso de softwares de domínio público ("open-source"), um ambiente computacional virtual interativo, baseado na web, com a finalidade de auxiliar o entendimento dos conceitos fundamentais de Probabilidade e Estatística (PE) aplicada.

CONHEÇA O AVALE

O Avale iniciou em 2008 na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC com professores da UESC e professores de outros Estados do Brasil. “Na primeira etapa  foi feita a parte do desenvolvimento computacional e a aplicação na escola. Depois, a partir de 2011, passou a ser sediado aqui no Instituto Anísio Teixeira – IAT, com o financiamento da Secretaria de Educação do Estado, aqui da Bahia. Hoje a gente continua no desenvolvimento do sistema e implementando novas sequências de ensino, e fazendo agora parte da formação dos professores, quer dizer, dos multiplicadores para que realmente o Avale possa chegar na Escola”, contou Verônica Yumi Kataoka, uma das integrantes do projeto.

Segundo ela, hoje é conhecido como Avale  é B, ou seja, O Avale para a Educação Básica. “ Na Constituição inicial a gente tinha os dois públicos, a Educação Básica e o Ensino Superior. Então, a partir do momento que ele veio aqui para o IAT ele passou a ser  direcionado só para a Educação Básica”, disse.

“A nossa perspectiva é que apresentando o ambiente para os professores articuladores do Em – Ação, que eles possam propagar isso com os outros professores do Ensino Médio, e que de fato o Avale comece realmente a ser implementado nas escolas”, ressaltou Verônica.

A professora Fabrizia Alves, que atua na DIREC 2, na região de Feira de Santana, participou do encontro e ressaltou a importância da atividade. “Hoje, para nós, articuladores do Em-Ação, a apresentação do AVALE foi de grande importância, pois além de relembrar elementos da matemática, foi muito interessante saber que existe um ambiente que trabalha com a estatística e que pode colaborar no dia a dia de sala de aula”, disse a professora.

Programação dos encontros do Em-Ação

Agosto - 28 a 30/08