EMITec lança livro sobre intermediação tecnológica

O livro "Educação Básica com Intermediação Tecnológica: tendências e práticas – volume I" será lançado hoje, (sexta-feira, 26), no Instituto Anísio Teixeira (IAT). A publicação, organizada pela coordenadora executiva do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica  (EMITec), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Letícia Machado, e prefaciada pelo secretário da Educação Osvaldo Barreto, divulga as estratégias pedagógicas relacionadas ao ensino por meio da intervenção tecnológica, apresentadas e descritas pelos professores e coordenadores que atuam no referido programa.

“O livro tem como objetivo subsidiar os educadores na superação dos desafios de uma sala de aula virtual, através do compartilhamento de reflexões, pesquisas e vivências nesta modalidade educacional, ou seja, ensino médio com utilização de recursos tecnológicos”, informa a coordenadora Letícia Machado.

A obra é resultado de experiências didáticas desenvolvidas entre 2010 e 2011 pelo corpo docente e pedagógico do EMITec, que iniciou o trabalho com intermediação tecnológica em 2008, como um dos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. “Esse trabalho traz estratégias e fundamentações muito bem feitas e o sumário, dividido por área, é algo inusitado no Brasil em se tratando de literatura ligada à educação”, ressalta.

O secretário Osvaldo Barreto chama a atenção para o fato de as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) terem realizado “uma verdadeira revolução no cotidiano da sociedade, especialmente no campo da educação”, possibilitando a chegada do conhecimento a lugares remotos, em tempo real e com participação intensa entre alunos e professores. “É com esta linguagem digital que o EMITec vem atuando em várias localidades distantes do interior baiano, e agora,  os profissionais envolvidos no referido programa decidiram compartilhar suas experiências exitosas no ensino médio, desenvolvido com a utilização de recursos tecnológicos”, escreveu, no prefácio.

O livro é formado por 13 capítulos, estruturados da seguinte forma: resumo, introdução, descrição da atividade proposta, fundamentação teórica, resultados parciais, objetivos de ensino e de aprendizagem, atribuições do professor videoconferencista e professor mediador, as atribuições do educando, considerações finais e referências. A obra está dividida em quatro partes. Na primeira, o foco são as estratégias comuns às áreas do conhecimento. A segunda corresponde a atividades relativas à área de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. A terceira parte refere-se à área de linguagens, códigos e suas tecnologias e, na quarta, o assunto é a área de ciências humanas e suas tecnologias.

EMITec – O programa  – que visa potencializar os espaços presenciais já existentes nas localidades por meio de aulas ao vivo, com o uso de uma moderna plataforma de telecomunicações via satélite com o software I.P.T.V (Internet Protocol Television) – se constitui em uma alternativa pedagógica para atender a  três vertentes desafiadoras da educação baiana, como destacou Letícia Machado.

“A extensão territorial do Estado, constituído por 417 municípios, a carência de docentes habilitados em diferentes componentes curriculares, sobretudo em localidades longínquas, e a  necessidade de articular o que acontece no mundo com os acontecimentos regionais e locais desses espaços são os grandes desafios que podem ter, na educação com intermediação tecnológica, um meio auxiliar de indiscutível eficácia”, enumerou.