Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
EMITec lança livro sobre intermediação tecnológica
O livro "Educação Básica com Intermediação Tecnológica: tendências e práticas – volume I" será lançado hoje, (sexta-feira, 26), no Instituto Anísio Teixeira (IAT). A publicação, organizada pela coordenadora executiva do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Letícia Machado, e prefaciada pelo secretário da Educação Osvaldo Barreto, divulga as estratégias pedagógicas relacionadas ao ensino por meio da intervenção tecnológica, apresentadas e descritas pelos professores e coordenadores que atuam no referido programa.
“O livro tem como objetivo subsidiar os educadores na superação dos desafios de uma sala de aula virtual, através do compartilhamento de reflexões, pesquisas e vivências nesta modalidade educacional, ou seja, ensino médio com utilização de recursos tecnológicos”, informa a coordenadora Letícia Machado.
A obra é resultado de experiências didáticas desenvolvidas entre 2010 e 2011 pelo corpo docente e pedagógico do EMITec, que iniciou o trabalho com intermediação tecnológica em 2008, como um dos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. “Esse trabalho traz estratégias e fundamentações muito bem feitas e o sumário, dividido por área, é algo inusitado no Brasil em se tratando de literatura ligada à educação”, ressalta.
O secretário Osvaldo Barreto chama a atenção para o fato de as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) terem realizado “uma verdadeira revolução no cotidiano da sociedade, especialmente no campo da educação”, possibilitando a chegada do conhecimento a lugares remotos, em tempo real e com participação intensa entre alunos e professores. “É com esta linguagem digital que o EMITec vem atuando em várias localidades distantes do interior baiano, e agora, os profissionais envolvidos no referido programa decidiram compartilhar suas experiências exitosas no ensino médio, desenvolvido com a utilização de recursos tecnológicos”, escreveu, no prefácio.
O livro é formado por 13 capítulos, estruturados da seguinte forma: resumo, introdução, descrição da atividade proposta, fundamentação teórica, resultados parciais, objetivos de ensino e de aprendizagem, atribuições do professor videoconferencista e professor mediador, as atribuições do educando, considerações finais e referências. A obra está dividida em quatro partes. Na primeira, o foco são as estratégias comuns às áreas do conhecimento. A segunda corresponde a atividades relativas à área de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. A terceira parte refere-se à área de linguagens, códigos e suas tecnologias e, na quarta, o assunto é a área de ciências humanas e suas tecnologias.
EMITec – O programa – que visa potencializar os espaços presenciais já existentes nas localidades por meio de aulas ao vivo, com o uso de uma moderna plataforma de telecomunicações via satélite com o software I.P.T.V (Internet Protocol Television) – se constitui em uma alternativa pedagógica para atender a três vertentes desafiadoras da educação baiana, como destacou Letícia Machado.
“A extensão territorial do Estado, constituído por 417 municípios, a carência de docentes habilitados em diferentes componentes curriculares, sobretudo em localidades longínquas, e a necessidade de articular o que acontece no mundo com os acontecimentos regionais e locais desses espaços são os grandes desafios que podem ter, na educação com intermediação tecnológica, um meio auxiliar de indiscutível eficácia”, enumerou.
Notícias Relacionadas
-
Mostra DIC de Ciências premia estudantes baianos que se credenciam para eventos internacionais
-
Escola Parque sedia Encontro Nacional de Mulheres Camponesas
-
Comunidade acadêmica comemora 33 anos de estadualização da Uesc
-
Rede estadual de ensino de Anguera ganha novo colégio com estrutura para ensino em tempo integral
-
Estudantes participam da Etapa Territorial do projeto Encante, em Amargosa
-
Auxílio do Programa Mais Futuro será creditado nesta sexta-feira (6)
-
Período de renovação de matrícula para estudantes da rede estadual termina nesta sexta-feira (29)