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Em live, educadores defendem novas posturas em defesa do Meio Ambiente
Publicado em sex, 05/06/2020 - 18:39 por Desconhecido
Palavras-chave:
O diretor da SEMA, José Carlos Oliveira, que mediou o debate desta sexta-feira, também falou sobre o conteúdo das discussões. “Concluímos a Semana do Meio Ambiente com uma temática que desafia a sociedade a refletir sobre a continuidade dos seres vivos e sua coexistência na casa comum: o planeta terra. Desastres socioambientais, relações e conflitos sociais têm gerado uma situação de anomia, de desorganização do tecido social. Essa live serviu para mostrar que existem caminhos, soluções que farão com que a sociedade humana reflita sobre o seu desenvolvimento e aponte para outros mais sustentáveis, solidários e inclusivos em uma relação saudável com a natureza”.
Mãe-Terra – Os desastres que a humanidade está passando na atualidade foram destacados pela gestora do CENADEN, Rachel Trajber. “Os desastres, a exemplo da pandemia a que estamos atravessando, não são naturais, são socioambientais e impactam em todas as nossas rotinas, provocando muita dor e perdas. Os desastres se somam e se multiplicam, e hoje contabilizamos não só desastres políticos, mas também no que se referem à seca, às inundações, às queimadas nas florestas. Como educadores, precisamos envolver as comunidades escolares, as famílias dos estudantes em uma campanha conjunta de aprendizagem para prevenir os desastres socioambientais”.
Moema Viezzer reforçou a importância da Educação Ambiental para se buscar uma sociedade sustentável. “Os desastres acontecem em consequência da ação humana e a Mãe-Terra devolve com, por exemplo, a pandemia do Coronavírus. A gente fala dos direitos humanos, que é algo tão importante, mas ficou claro que eles não são possíveis de forma individual, temos que pensar enquanto sociedade. Ou seja, não dá para pensarmos em direitos humanos sem considerarmos os direitos da Mãe Terra, porque não existe justiça social sem justiça ambiental. Respeitar a integridade ecológica é a grande lição que estamos tendo e que esta seja discutida com toda a sociedade e na educação formal”.
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