Em-Ação: inscrições prorrogadas até 20 de maio

O Instituto Anísio Teixeira – IAT convoca os professores de língua portuguesa e matemática da rede estadual de ensino para se inscrever nas vagas de articulador de área e professor regente do projeto Em-Ação.  As inscrições estão abertas até 20 de maio de  2012, AQUI.

Projeto -  O Em-Ação é um programa estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que visa fortalecer o ensino e a aprendizagem dos conteúdos curriculares da Base Nacional Comum do Ensino Médio, por meio da promoção do direito de aprender do aluno, do fortalecimento da atuação do professor como mediador da aprendizagem e da atuação da escola como espaço de formação de cidadãos.

Seus objetivos incluem o incentivo aos professores para a formação de grupos colaborativos, de estudo e pesquisa, na escola, o auxílio aos professores no diagnóstico, planejamento e avaliação dos conteúdos curriculares a serem ensinados, na perspectiva da ação, reflexão e intervenção para garantir a aprendizagem dos estudantes. Além disso, valoriza a escola como espaço de formação de professores e, também, de convivência e desenvolvimento do protagonismo juvenil potencializando as funções e atividades próprias do estabelecimento. Objetiva, também, dar suporte pedagógico aos estudantes, contribuir com a articulação entre os programas estruturantes da SEC oferecidos nas unidades escolares e fomentar a cultura da educação integral na escola.

O programa será realizado obedecendo a três vertentes: formação de professores; suporte pedagógico aos estudantes; produção e distribuição de material didático. A formação dos  Articuladores de Área das Escolas (AE) será realizada pelos Articuladores Regionais (AR) nos polos formativos, nas cidades sedes das DIREC. A formação de professores ocorrerá na própria unidade escolar, mediada pelos AE, nos horários de atividade complementar.

Será ofertado um curso, com carga horária de 140 horas, para o articulador de cada área e 120 horas para o professor regente. A formação, realizada na cidade-polo, será desenvolvida por meio de encontros presenciais periódicos e atividades virtuais destinadas a trabalhar, de forma colaborativa, a implementação de práticas pedagógicas inovadoras com o suporte do livro didático adotado pela Unidade Escolar e também do Caderno Temático EM-Ação. Caso os encontros não sejam na cidade de sua unidade escolar, vai implicar em disponibilidade de viagem.

Como aderir? Os professores interessados em participar da formação deverão solicitar ao dirigente da Unidade de Ensino que preencha o termo de adesão e envie para o endereço programaemacao.iat@gmail.com. A solicitação não garantirá à escola a participação no programa. Ela deverá ser homologada pela coordenação do programa e divulgada no site do IAT. Terão prioridade as escolas que apresentarem, pelo menos, um articulador de área de língua portuguesa ou de matemática. Caso a Unidade Escolar não possua o articulador de área, o gestor poderá indicar um professor regente efetivo para as vagas disponibilizadas que não forem preenchidas.

Serão disponibilizadas 30 vagas para o AE de língua portuguesa e 30 para  o AE de matemática por DIREC, e seis vagas (três de língua portuguesa e três de matemática) por unidade escolar. Cada professor deverá cadastrar uma de suas turmas do Ensino Médio, sendo uma de cada série. São atribuições e responsabilidades do AE: realizar a formação do professor regente em língua portuguesa e matemática na Unidade Escolar; cadastrar e acompanhar uma de suas  turmas de alunos; participar da formação com AR nos polos; auxiliar, acompanhar e sistematizar a avaliação diagnóstica; construir de forma coletiva, junto aos professores, a elaboração dos planos de aulas; contribuir com o processo de implementação e avaliação do programa na unidade escolar; munir o AR de informações atualizadas sobre o andamento do programa, apresentando relatórios e resultados das avaliações.

As responsabilidades dos professores regentes são: aplicar e corrigir a avaliação diagnóstica  dos alunos, conforme orientação do programa; elaborar o planejamento de curso e de unidades, postando-o no AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, de acordo com as datas previstas no cronograma; elaborar as avaliações e postar no AVA, conforme o calendário e orientações do programa.