Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Educadores são finalistas do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores
Dois educadores da rede estadual de ensino são finalistas da sexta edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores - Brasil 2011. São eles: Alex Vieira dos Santos, do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho, em Salvador, e Maura Zaurísia de Souza, do Colégio Estadual Idalice Nunes, em Guanambi. Eles, juntamente com os demais finalistas, apresentam seus trabalhos para a banca avaliadora da Microsoft Educação, no próximo dia 2 de agosto, em São Paulo.
Os trabalhos dos professores Alex e Maura representam o desenvolvimento de ações de incorporação das tecnologias em atividades que proporcionem um melhor desempenho da comunidade escolar. O prêmio, no caso, reconhece os melhores projetos educacionais que fazem uso da tecnologia, desenvolvidos por educadores de escolas públicas (estaduais, municipais ou federais) e particulares, Fundações, Secretarias Municipais e Estaduais, Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs ou NRTEs) e Escolas Técnicas Públicas.
“Quando fui comunicado que meu projeto era finalista do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores revivi a emoção de dois anos atras, quando, também, fui para a final”, revela o professor Alex Vieira dos Santos. A professora Maura Zaurísia de Souza, que é multiplicadora do NTE 12 de Guanambi, se sente igualmente emocionada com a notícia. “Foi uma grande surpresa, só agora estou caindo na real. Fiquei muito contente, feliz da vida com esse reconhecimento”.
Os projetos – Com o projeto Explorando o Universo através das TICs, o professor Alex dos Santos buscou a contextualização de tópicos relativos à astronomia e astronáutica. Depois de diversas atividades – teóricas e práticas –, seus alunos participaram de debates entre grupos de discussão no Windows Live, utilizando o software Word Wide Telescope para testarem algumas hipóteses, além de utilizarem o Microsoft Office. Ao final, foram produzidos uma rosa dos ventos, um foguete, jornais informativos com o uso da ferramenta Publisher e um diário de bordo reforçando a prática da pesquisa e investigação na educação básica.
“O atual projeto de aprendizagem foi realizado no contexto da educação básica e busca discutir os conceitos, alcances e correlações entre a astronomia e a astronáutica, com a vida no planeta Terra. Em um sentido mais restrito, busca-se correlacionar o tema com a cotidiano dos alunos, explica o professor Alex Vieira dos Santos.
Por meio da utilização do MSN Messenger como base no aprendizado didático-pedagógico, o projeto O software de conversação MSN na educação de surdos, de autoria da professora Maura Zaurísia de Souza, tem como objetivo identificar e desenvolver as habilidades de leitura e escrita dos estudantes com deficiência auditiva. A tecnologia do Messenger, associada às técnicas de interação com surdos, explica a pedagoga, contribuem para a melhoria da comunicação e das práticas educativas, permitindo que os alunos aprendam não apenas a navegar pela Internet, mas também a exercitar sua participação em espaço de expressão de opiniões e ideias.
“Quando estava fazendo uma especialização, na Uesb, já trabalhava com alunos surdos, por meio do NTE. Estava tão empolgada que resolvi fazer minha monografia sobre eles. Depois, fui convidada para fazer oficinas na própria universidade sobre o tema. Está sendo tudo muito gratificante”, comemora professora Maura de Souza.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo