Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Educadores reforçam a importância da Formação Continuada durante Seminário Saberes e Fazeres
Educadores reforçam a importância da Formação Continuada durante Seminário Saberes e Fazeres
Publicado em sex, 11/11/2022 - 16:34 por Ascom/Educação
Palavras-chave:
Na oportunidade, a secretária de educação do município de Ipirá (NTE15), Maria Vanda Oliveira Barreto, agradeceu ao IAT por trazer o intercâmbio de saberes compartilhados para os educadores do município e do território. “Porque nós já não somos um município, somos tantos e somos muito mais que isso. Sem essa parceria não teríamos chegado onde estamos. Para construção da educação não temos respostas imediatas, temos que ter outros dias. Acredito que cada dia faz parte da construção de um esperançar, de um amanhã sempre melhor”, refletiu.
Também presente, a coordenadora do NTE 15 Juliana Lima, falou sobre a importância da formação continuada oferecida pelo IAT. “Trabalho importante que o IAT proporcionou, um trabalho colaborativo que nos aproximou. Ainda bem que tivemos a oportunidade de estarmos nesta formação, de participar, de compartilhar saberes e fazer isso com nossos colegas da rede municipal e estadual”, destacou.
Relatos de (trans)formações de práticas profissionais
“Essa formação me fez crescer muito profissionalmente, me trouxe muitos conhecimentos, porque é uma somatória de experiências vividas e trocadas com os outros educadores. Participar deste seminário é uma forma de devolutiva, de mostrar para as pessoas tudo aquilo que aprendemos e de incentivá-las a buscar esta formação, porque ser educadora é estar em constante formação”, firmou Maria de Fátima dos Santos Oliveira, coordenadora pedagógica do Colégio Municipal Roque Dias da Silva, da Rede Municipal de Nova Fátima.
Memórias de formação
Ao apresentar suas aprendizagens e experiências adquiridas durante a formação, a gestora do Colégio Municipal Tarcília Evangelista de Andrade, da Rede Municipal de Capim Grosso, Janete Silva Souza de Almeida, esclareceu que formação continuada não é apenas promover cursos pontuais e, por vezes, apenas para cumprir determinadas agendas legais. “É um processo permanente de aperfeiçoamento, de modo a permitir que professores ampliem seu repertório de práticas pedagógicas para apoiar os alunos de novas e mais eficientes maneiras em seu desenvolvimento”, disse.
“Tudo que a gente aprendeu no IAT, durante a formação, não se findou nas nossas pessoas, aquilo que nós aprendemos foi levado para os nossos municípios para se tornar ações exitosas. No curso do IAT eu encontrei pessoas, homens e mulheres, que estavam na mesma condição que eu, que acreditam na educação como transformadora e libertadora”, completou.
De Norte ao Sul
Dois extremos da Bahia, o Norte e o Sul, se encontraram nesta quinta, tendo como ponte o seminário Saberes e Fazeres. Seis educadores técnicos do NTE 10 (Sertão do São Francisco) viajaram por iniciativa própria, alguns por mais de mil quilômetros, para acompanhar as experiências dos colegas do NTE 5 (Litoral Sul). Givanice Fonte, técnica pedagógica na secretaria municipal de educação de Sobradinho, foi uma das educadoras que fizeram questão de acompanhar o encontro em Itabuna. “Alinhamos este intercâmbio no último encontro no IAT. Há muita afinidade entre os nossos territórios, temos desafios comuns, e cada experiência contribuiu muito para a nossa formação. Esse avizinhamento territorial foi fundamental, principalmente em consequência da pandemia. Cada município contribui de uma forma ímpar que soma e consolida nosso entendimento sobre aquilo que devemos fazer ou intervir para a melhoria da educação pública em nossos municípios e, consequentemente, do Estado”.
Givanice participa dos encontros da formação continuada há quatro anos e conta que cresceu profissionalmente. “Aprendemos muito nessa formação, especialmente presencialmente. Além da ementa proposta, a amplitude de conhecimentos que veio em anexo superou as expectativas de todos nós. Fizemos amizades, compartilhamos materiais e instrumentos, as experiências de nossas terras. Isso é muito gratificante e fortalecedor. Somos técnicos melhores!”.
No dia 23, acontece o seminário do NTE 10, e eles também vão receber por lá os colegas do NTE 5. “Eles já estão se articulando para isso! Consideramos que é o complemento de nossa formação. É uma experiência enriquecedora para todos nós”.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira