Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Educadores planejam ações para o ano letivo na Jornada Pedagógica 2016
Educadores planejam ações para o ano letivo na Jornada Pedagógica 2016
Publicado em seg, 01/02/2016 - 17:08 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Para discutir e planejar ações para o Ano Letivo 2016, que terá início no dia 15 de fevereiro, professores, gestores, representantes do Colegiado Escolar e líderes de classe começaram, nesta segunda-feira (1°), a Jornada Pedagógica 2016. A ação acontece nas escolas da rede estadual de ensino até quarta-feira (3) e tem como tema ‘Práticas que educam: responsabilidade de todos, compromisso da escola’. Nos três dias serão tratadas questões sobre o trabalho pedagógico, metas, projetos estruturantes e atividades para a melhoria da qualidade da educação – foco do programa Educar para Transformar.
No Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, localizado no bairro de Pernambués, em Salvador, o primeiro dia foi de balanço das ações realizadas no ano anterior e estruturação de novas atividades. “Para esse momento inicial foram exibidos vídeos motivacionais, seguido de apresentação dos resultados do ano letivo de 2015, destacando eventos, projetos e práticas exitosas, para abrir discussões de como melhorar ainda mais a nossa prática pedagógica”, disse a diretora, Andréia Passos.
Fotos: Emerson Santos Ascom/Educação
Dorismar Andrade é representante dos professores no Colegiado Escolar e acredita que este período é essencial para os educadores. “É fundamental essa troca de experiências entre o corpo docente porque de fato definimos o que a gente vai desenvolver na prática, a exemplo das avaliações aplicadas durante as quatro unidades”, afirma a educadora.
Interior - No Colégio Estadual de Malhada de Pedra, no município baiano de Malhada de Pedra, a jornada instigou a participação de todos, de acordo com a orientadora de Estudos da unidade, Célia Rocha. “O formato da jornada foi algo que animou muito os educadores, já que as discussões das diretrizes partem da realidade de cada escola, contemplando as dificuldades de cada uma”, ressaltou. Já no Colégio Estadual Anísio Teixeira, na cidade de Palmas de Monte Alto, o diretor do Núcleo Regional de Educação (NRE 13), André Moreira Brandão, diz que os participantes estão empolgados com a proposição de ações para o incentivo à leitura. “A ideia é que as escolas construam o seu projeto de leitura para o ano todo, aumentando a proficiência leitora dos estudantes”.
Participação de líderes - Pela primeira vez, os estudantes líderes de classe da rede estadual de ensino estão participando da Jornada Pedagógica. A líder de classe Laise Conceição da Silva, 16 anos, que irá cursar o 2° ano do ensino médio no Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, em Salvador, diz que o encontro é muito estimulante. “Estou honrada em poder representar minha turma nesta atividade onde irei mediar com os educadores as opiniões dos estudantes”, destaca a líder.
Quem também estará nas férias em busca de melhorias para a sua unidade escolar e seus colegas é a líder de classe Christian Beatriz Alves, 17, que vai estudar em uma das turmas do 3º ano do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, na capital baiana. “A participação na Jornada Pedagógica será significativa pelo simples fato de poder contribuir com ideias voltadas para a elaboração de ações do ano letivo e eu enquanto líder vou poder representar bem a minha classe estudantil”, garante a estudante.
Programação – Durante os três dias de jornada haverá mesas-redondas, rodas de conversas com relatos de funcionários, estudantes e pais de alunos e exposição sobre práticas exitosas de estudantes da rede estadual, além de apresentações culturais e oficinas. Em um dos painéis, envolvendo os professores, a discussão será sobre ‘A leitura nas diferentes áreas do conhecimento’. A programação completa está disponível no www.educacao.ba.gov.br/jornadapedagogica2016.
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira