Educadores participam do Encontro Nacional do Censo Escolar

Foto: acervo pessoal

Uma equipe de cinco educadores, entre gestores e coordenadores escolares da rede estadual, está representando a Bahia no Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica, que acontece até sábado (17), no Rio de Janeiro. O evento tem como objetivo avaliar o processo de realização do Censo Escolar 2016 e apresentar as propostas para a melhoria da coleta em 2017. Durante a programação, os participantes – incluindo os técnicos do Censo nos Estados e municípios-capitais, responsáveis pelo Censo nos municípios e nas regionais de ensino – e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) estão discutindo estratégias para o aprimoramento da coleta de dados e esclarecendo dúvidas comuns em relação à pesquisa.

Um dos critérios para a seleção das escolas participantes do Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica, explica o coordenador do Censo Estadual, Marcos Pinho, é baseado na referência no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é obtido através dos dados de rendimento, passados pelas unidades escolares, através do sistema Educacenso, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)/ Ministério da Educação (MEC).

O Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, no bairro de Cajazeiras  VII tem o melhor IDEB de Salvador, e o Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, no município de Elísio Medrado (220 km de Salvador) é o segundo melhor do Estado. O gestor Ivandro Gomes, do Luiz Fernando Macedo Costa, destaca que o encontro está sendo uma oportunidade de discutir, analisar e avaliar os dados que apontam a realidade escolar. “Estamos sinalizando os avanços que obtivemos, apontando os pontos positivos e negativos. Está sendo uma excelente troca de experiências para nós, gestores, que estamos no início do sistema. Está sendo muito enriquecedor”, relata.

O diretor Ivan Silva, do Rômulo Galvão, também testemunha que está sendo ímpar a oportunidade de, como gestor, perceber a importância e a riqueza que os dados do censo têm para as políticas públicas da Educação brasileira. “Estou admirado com tantas informações que o censo nos apresenta. É uma magnitude de informações fundamentais, que mostram diversos indicadores que nos leva a avaliar como está a Educação no nosso país. Se eu já admirava o trabalho do Censo Escolar, agora valorizarei ainda mais. Este encontro está me proporcionando um aprendizado significativo, que irei compartilhar com os meus colegas gestores do NRE [Núcleo Regional de Educação] O9 e os demais da comunidade escolar”.

Censo Escolar
O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais, de âmbito nacional, realizado todos os anos e coordenado pelo INEP. O processo é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica, abrangendo diferentes etapas e modalidades: Ensino Regular (Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio), Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

Os dados coletados pelo Censo Escolar sobre estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar são utilizados para traçar um panorama nacional da Educação Básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da Educação. No encontro, estão sendo abordados temas como Atualização Cadastral e a Qualidade dos Dados Declarados Erros Frequentes na Coleta do Censo Escolar; Avaliação do Indicador: Taxa de Risco; O Censo Escolar e as Mídias Digitais: meios de informação e comunicação com os usuários e atualizações previstas para o Censo Escolar 2017.