Educadores participam de workshop sobre caminhos da aprendizagem com foco na Educação Profissional

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta quarta-feira (17), o primeiro workshop sobre a temática “Caminhos da aprendizagem profissional”, em parceria com o Itaú Educação e Trabalho e a Superintendência Regional do Trabalho do Estado (SRT/BA). A atividade virtual, realizada na plataforma Zoom, teve como objetivo compartilhar e colher sugestões para o Programa de Aprendizagem Profissional, desenvolvido pela SEC no contexto do setor produtivo.

Participaram do encontro o chefe de Gabinete da SEC, Cézar Lisboa, representando o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues; o superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal; a superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Ana Inoue; e o representante da STR, Maurício Melo, entre outros.

A live, intermediada por Jaiane Fraz, da SEC, foi uma oportunidade para a Secretaria apresentar o seu Programa de Aprendizagem Profissional para os Centros de Educação Profissional da rede estadual de ensino, visando oportunizar uma formação técnico-profissional e uma inserção qualificada no mundo do trabalho; fortalecer o percurso formativo dos estudantes dos cursos técnicos, por meio da prática profissional em ambiente de trabalho; o aproveitamento da carga horária prática na empresa como tempo de estágio; e contribuir para a redução da evasão escolar.

O chefe de Gabinete, Cézar Lisboa, falou sobre a determinação da Secretaria da Educação do Estado de prosseguir com as conquistas na área da Educação Profissional. “Esta agenda aqui, hoje, é um passo muito importante para que possamos avançar com o que pretendemos fazer na área da Educação Profissional, visando a inserção do jovem no mundo do trabalho de uma forma mais qualificada nas funções produtivas desses jovens. Para isso, é preciso que a gente tenha, cada vez mais, essas parcerias com aqueles que atuam com atividades empresariais para que possam absorver esses alunos”, destacou o gestor, ressaltando, ainda, que a rede estadual de ensino está entre as três maiores do país em relação à oferta de Educação Profissional, com 108 mil estudantes inscritos para os cursos profissionalizantes, em cerca de 250 municípios. “Nosso objetivo é abranger todo o Estado e, para isso, precisamos fortalecer essa rede de aprendizagem profissional por meio de programas, como o Primeiro Emprego”.

O significado da parceria com os órgãos e entidades envolvidas para fortalecer a Educação profissional na Bahia foi reforçado pelo superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal. “O nome deste workshop não poderia ser mais convidativo: ‘Caminhos da aprendizagem profissional’. É um grande campo de possibilidades que se abre e acredito que o enfrentamento dos desafios é o melhor caminho para consolidarmos uma educação profissional com uma identidade cada vez mais territorial, que tenha públicos diversos e um diálogo cada vez mais estreito com o sistema produtivo. Esta construção conjunta é muito significativa e já chamaria de uma parceria consolidada da Secretaria da Educação do Estado com o Itaú Educação e Trabalho, a Superintendência Regional do Trabalho e com as nossas unidades escolares que são participantes do programa. Que este campo de possibilidades abra uma grande oportunidade para que os nossos jovens possam ter uma inserção no mundo do trabalho, dentro de uma perspectiva de itinerário contínuo cada vez mais dialogado com as universidades.”

A superintendente do Itaú Educação e Trabalho, Ana Inoue, falou sobre a importância da parceria com a SEC, enfatizando que, no Brasil, não há uma política para a juventude e o Ensino Médio é a única política universal para os jovens. “Depois disso, temos 20% deles que seguem para a universidade e 80% que não terão acesso a ela e, dentro deste percentual, temos uma parcela muito pequena que segue fazendo um curso profissionalizante técnico de nível médio e uma outra parcela vai fazer curso de qualificação profissional, alguns dos quais sem grande impacto no seu desenvolvimento profissional. Quando olhamos para a realidade da juventude, vejo que esta é a primeira grande coisa que está acontecendo na Bahia, que, neste sentido, está à frente dos outros estados. A contribuição do setor produtivo envolvido na Educação Profissional e Tecnológica, junto à Secretaria da Educação, portanto, tem um potencial imenso”.