Educadores participam de oficina e apresentam projetos de Aprendizagem Criativa

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), iniciou nesta segunda-feira (18), os webinários da 5ª rodada das Residências de Aprendizagem Criativa. O primeiro dia de atividade reuniu educadores residentes, que compartilharam projetos desenvolvidos durante esta etapa e também participaram de oficina com a formadora em Scratch e educadora Maker pela Casa Thomas Maker, Sandra Elias. As atividades seguem até sexta-feira (22), em transmissões ao vivo no canal do Instituto Anísio Teixeira (IAT), no Youtube, sempre das 9h às 11h. 
 
Durante a atividade que chamou de “Amigo Imaginário”, a educadora Sandra Elias apontou características da Aprendizagem Criativa. “A paixão tem que estar envolvida e o pensar brincando, é o que você vai testar, ver se deu certo”, destacou a professora. 
 
Para o Coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Matheus Santiago, a expectativa é de conhecer as experiências desenvolvidas nesta rodada. “Pela experiência que temos, é que sempre temos frutos muito bons, os professores conseguem demonstrar muito bem a essência da Aprendizagem Criativa nas suas apresentações”, comentou. Acrescentou ainda: “Aprendizagem Criativa é um estilo de vida. Quando a gente entra, começa a olhar tudo diferente. A gente consegue ver diversa possibilidades com o que está ao nosso alcance. A gente enxerga o mundo como uma escola aberta”.
 
 
A equipe “As resistentes”, representadas por Leila Cardoso Carvalho e Fernanda Pereira de Brito, trouxe o projeto “Aprender Sentindo”, voltada para o estudo de Química, direcionada para estudantes do EJA, videntes, cegos, baixa visão e com deficiências múltiplas. “A gente foi crescendo à medida que a gente foi seguindo nas mentorias. Cada mentor dava mil e uma ideias”, relatou Leila, ao mencionar que sentia necessidade de um projeto inclusivo. “O objetivo é estimular o estudante a levar vários materiais para sala para que a gente possa descobrir se vai boiar ou afundar”, contou Fernanda sobre uma das atividades propostas pelo projeto. “A gente trabalha o conceito envolvido e autoavaliação”, completou.
 
Inscrições abertas para 6ª rodada 
Estão abertas as inscrições para a sexta rodada das Residências de Aprendizagem Criativa. Para participar, o educador deve reunir um grupo de 3 a 4 educadores, sendo o proponente da Rede Estadual da Bahia, acessar o link https://bit.ly/residenciasrodada6 e preencher o formulário até o dia 20 de outubro. Os residentes selecionados participarão de sessões de mentoria com especialistas de todo o país. 
 
As Residências de Aprendizagem Criativa são Inspiradas nas residências artísticas - prática comum ao universo das artes e adaptada para educação, a prática valoriza as experiências já existentes, bem como o aprendizado entre pares, na medida em que a formação se dá na convivência dos professores com colegas que possuem mais experiência em Aprendizagem Criativa.

 

Notícias Relacionadas