Educadores participam de formação sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa

Com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país, professores de Língua Portuguesa e de Redação das redes estadual e municipais de ensino iniciaram, nesta segunda-feira (14), uma formação referente à próxima edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP), em 2021. A atividade, realizada através da plataforma Google Meet, tem como tema “A OLP com Clarice: uma oportuna aventura" e segue até a próxima quarta (16). A iniciativa é do Programa Escrevendo o Futuro  (CENPEC).

A atividade visa dar continuidade ao processo de formação dos professoras e professoras de Língua Portuguesa e de Redação, do 5º ano à 3ª série da Educação Básica, das redes públicas estadual e municipais, relativo aos repertórios que constituem o Programa Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que dizem respeito à produção dos gêneros textuais: poema, crônica, memória literária, documentário e artigo de opinião, em diálogo com a obra da escritora Clarice Lispector, no ano do centenário de seu nascimento, considerando sua importância no cenário literário nacional.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, falou sobre a importância do encontro formativo. "Esta formação, focada na estratégia da Olimpíada de Língua Portuguesa, é mais um momento de reflexão em torno da construção das competências leitora e escritora, que são fundamentais para a melhoria da Educação na Bahia. Este será o foco durante o ano que virá, ou seja, objeto de inúmeras formações como esta e isso é fundamental para que os nossos estudantes possam avançar em termos de proficiência em Língua Portuguesa".

Sobre a OLP - A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para estudantes de escolas públicas de todo o país. Iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro. Os professores inscritos orientaram seus estudantes a escreverem textos nas seguintes categorias: Poema (5º ano do Ensino Fundamental); Memórias Literárias (6º e 7º anos); Crônica (8º e 9º anos); Artigo de opinião (3º ano do Ensino Médio); e a produzirem um documentário (1º e 2º anos do Ensino Médio).

O primeiro dia de formação ainda contou com a participação da coordenadora do Programa Escrevendo o Futuro e da Olimpíada de Língua Portuguesa, Maria Aparecida Laginestra; da superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito; e da secretária municipal de Educação de América Dourada, que representou o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME - Bahia), Williams Panfile.