Educadores participam de formação continuada sobre o DCRB Ensino Médio

Palavras-chave:
Foto: Divulgação
Mais de 30 mil professores, gestores e coordenadores pedagógicos das redes estadual, municipal e privada estão participando da formação "Ensino Médio: tecendo redes de conhecimento", realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com o Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (DGPE FGV). Além das atividades realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da SEC, os educadores também estão participando das etapas presenciais, que contemplarão os 27 Territórios de Identidade da Bahia. Com carga horária de 360 horas, a formação iniciada no mês de maio de 2023 tem previsão de término em abril de 2024. 
 
Para garantir uma logística eficaz e uma experiência de aprendizado enriquecedora, a formação presencial foi dividida em cinco blocos, cada um com subdivisões em polos, Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e municípios. Nesta sexta-feira (29), será a vez dos professores dos núcleos de Eunápolis (NTE 27) e Paulo Afonso (NTE 24), quando será finalizado o quarto bloco. O quinto bloco será iniciado no dia 3 de outubro, com educadores dos núcleos de Bom Jesus da Lapa (NTE 02) e Salvador (NTE 26). 
 
A Professora Cássia Marly Barros, que leciona as disciplinas de Língua Portuguesa e Metodologia do Trabalho Científico, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Portal do Sertão, em Feira de Santana, falou sobre a importância da formação. “Esta experiência se revelou extremamente enriquecedora e transformadora para a minha prática pedagógica. Nas sessões presenciais, as apresentações foram conduzidas de forma acessível, permitindo não apenas a análise das propostas pedagógicas, mas também a apreciação do planejamento minucioso e sistematizado, subjacente a cada etapa da Pesquisa, Hiperlink e Compartilhamento (PHC)”.
 
Em Jeremoabo, a professora Kelly Carine dos Santos, que ensina Língua Portuguesa, no Colégio Estadual Professora Maria Leide de Oliveira, destacou a importância da sua participação na atividade. “A formação proporcionou uma oportunidade valiosa para a troca de experiências com outros professores, ampliando a minha compreensão da realidade educacional de diferentes colégios e enriquecendo minha perspectiva sobre o ensino”.
 
A formação adota metodologias de ensino que estimulam o compartilhamento, a análise e a discussão de conceitos presentes no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Os participantes são incentivados a produzir conhecimento em diversos meios e contextos de discussão, transformando-os em agentes ativos na mobilização de questões e debates educacionais.

Notícias Relacionadas