Educadores participam das reuniões de monitoramento do Plano de Formação Continuada

Educadores que atuam no Plano de Formação Continuada estão participando das Reuniões de Monitoramento, que tiveram início na última terça-feira (21) e seguem até o mês de outubro, percorrendo os 27 Territórios de Identidade da Bahia. A ação, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), tem como objetivo monitorar e avaliar ações conjuntas no âmbito da formação continuada, além de mobilizar os educadores e equipes técnicas para os seminários territoriais que serão realizados em novembro.

“Estas reuniões têm nos oferecido excelentes conteúdos para o replanejamento das ações, num diálogo franco, aberto com os educadores participantes. Aqui no encontro em Paulo Afonso (Território de Itaparica), pudemos perceber a forte articulação do Núcleo Territorial de Educação (NTE) com as Secretarias Municipais e ver que todos estão focados na melhoria das aprendizagens dos nossos estudantes”, informou Micheli Cruz, coordenadora de Formação Continuada do IAT, que acompanhou a reunião realizada nesta terça-feira.

Encontro de Monitoramento Jacobina e Paulo Afonso

“Para nós, a formação tem uma importância enorme, pois somos um território bastante diverso e sem essa união entre os educadores das redes municipais e estadual proposta por essa formação, seria muito difícil trabalhar”, disse o diretor do NTE 24 - Paulo Afonso, Marcos Antônio Pires. “Eu acredito na formação, por estar em sala de aula e ter o meu diretor e minha coordenadora pedagógica participando desta formação. Uma das coisas que a formação traz é a qualificação do tempo da Atividade Complementar, que deve trazer um tempo para o estudo, trazendo as pautas que trabalhamos na formação”, explica a formadora Sandra Regina Leal Marcula.

No mesmo dia, foi realizada a reunião com educadores do Território do Piemonte da Diamantina, em Jacobina. Para Lorena Mota Lima, coordenadora pedagógica do Colégio Rômulo Galvão de Mirangaba, “a formação possui objetivos claros e o contexto da prática profissional permite que a pauta trabalhada nos encontros formativos seja trabalhada na escola de forma muito fácil”, disse a educadora, parabenizando o IAT pela iniciativa.

Na segunda-feira (27) a Reunião de Monitoramento foi a vez do Território de Irecê (NTE01) sediar o encontro formativo. "Avaliar, monitorar e trazer as perspectivas da Formação Continuada é acreditar na possibilidade da reflexão teoria e prática no ano do Centenário de Paulo Freire", disse a diretora do Núcleo Territorial de Irecê, Fabrizia Pires.

Ainda essa semana, as Reuniões de Monitoramento serão realizadas no Territórios do Piemonte do Paraguaçú (NTE14), Semiárido Nordeste II (NTE17), Metropolitano de Salvador (NTE26) e  Bacia do Jacuípe (NTE15).

Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, a formação acontece em ambiente virtual, reunindo mais de 9 mil educadores e técnicos de 414 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.