Educadores e gestores debatem sobre a reconfiguração dos currículos nas licenciaturas

Com o objetivo de discutir a reconfiguração dos currículos nas licenciaturas, o Fórum Estadual Permanente de Apoio a Formação Docente do Estado da Bahia (Forprof -Ba) reuniu, nesta segunda-feira (28/03), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, representantes do Forprof, Gestar na Escola, Pacto Ensino Médio e coordenadores estaduais e municipais de Polos da Universidade Aberta do Brasil(UAB).

O encontro trouxe a palestra de Luiz Fernandes Dourado, doutor em educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e relator das Diretrizes e Normas Nacionais para a oferta de programas e cursos de Educação superior na modalidade a distância. “Esse momento é de grande relevância, onde estamos discutindo as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais da Educação Básica, e também, as diretrizes e normas para a Educação a Distância, onde falamos sobre novas possibilidades formativas e uma Base Nacional Comum para a formação de professores”, destacou Luiz Fernandes Dourado.

Para Camila de Sousa Figueiredo, professora e coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Uneb, o encontro foi um momento ímpar para se debater a formação de professores. “É uma oportunidade de refletir e pensar em como a Bahia precisa se organizar para atender a nova realidade da formação de professores, não só quanto à demanda numérica, mas sim às demandas das diretrizes pedagógicas. O Forprof tem o desafio de fazer um diagnóstico da situação da Bahia e quais lacunas devem ser superadas, no sentindo de estabelecer um planejamento para a formação de professores à médio e longo prazo com o foco na melhoria da educação básica”, completou.