Educadores do Território Litoral Norte e Agreste Baiano participam de Formação

Educadores do Território de Identidade do Litoral Norte e Agreste Baiano participaram hoje (quinta-feira, 18), de um encontro formativo virtual, atividade que integra as ações da Formação Continuada Territorial, promovida pela Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira. Divididos em duas turmas, os educadores foram acompanhados pelos formadores Márcio Vila Flor e Ivana Sacramento. Nesta sexta-feira (19), será a vez dos diretores escolares e coordenadores pedagógicos do Território da Bacia do Rio Grande realizarem um encontro formativo em plataforma virtual.

De acordo com a Diretora Pedagógica do Instituto Anísio Teixeira, Diana Melo, estes encontros virtuais servem tanto para o diálogo sobre as pautas formativas, quanto para o acompanhamento do percurso da formação. "Nossa formação foi repensada para o formato remoto. Assim temos em nosso cronograma um momento para aprofundarmos conhecimentos e trocarmos experiências e outro para acompanharmos a realização das atividades na plataforma de formação e avaliação", explica Diana, lembrando que mais de 9 mil educadores estão inscritos na Formação Continuada.

"A formação a distância é desafiadora, pois estamos quebrando uma cultura do presencial. Os educadores que participaram consideraram este um momento rico e significativo para pensarmos juntos os planos de ações e rotinas pedagógicas com foco na readaptação dos currículos para o retorno às aulas", disse Marcio Vila Flor.

Seguindo a linha, a formadora Ivana Sacramento pontua que os encontros virtuais e os chats abrem uma nova possibilidade de interação e de melhoria no acompanhamento. "A formação continuada, sobretudo nesse contexto, tem seu valor potencializado, porque além de tratar de questões para a melhoria das aprendizagens dos estudantes, traz no seu bojo a gestão dessas aprendizagens, o que envolve toda a equipe escolar", completou.

Coordenador Pedagógico no Colégio Estadual Democrático Professor Edgar Santos, Emanuel Jackson Silva ficou animado com a possibilidade de manter sua jornada formativa. "Sou novo na rede estadual e considero a formação proposta pela secretaria muito boa. Por meio dela tenho enriquecido minha prática pedagógica, ouvindo os colegas e podendo levar o conhecimento para toda a comunidade escolar", comemorou.

Formação Continuada - A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos, das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação. A ação tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio.
Por conta da pandemia do Coronavírus, toda a formação acontece num ambiente virtual e reúne mais de 9 mil educadores e técnicos dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.