Educadores discutem sobre gamificação e curadoria digital em bate-papo on-line

Os professores dos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), discutiram, nesta sexta-feira (3), o tema "Gamificação e curadoria digital: desafios e potencialidades no ensino", durante bate-papo on-line, promovido pelos Complexos. A atividade, realizada na plataforma Google Meet, integra o projeto "Temas em debate com os CIEs", que é promovido às sextas-feiras com uma série de bate-papos sobre temas variados, com a participação de convidados.

Mediado pelo coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, o encontro contou com uma apresentação da professora e mestra em Administração, Indiara Beltrame.

Indiara Beltrame abordou sobre o conceito de gamificação e sua importância no processo de ensino e de aprendizagem. "Gamificação é um tema instigante no atual momento como proposta de engajamento dos alunos. Um desafio para os docentes, atualmente, é garantir o aprendizado dos alunos e, ao mesmo tempo, mantê-los motivados e atentos. Neste sentido, atividades bem planejadas contribuem para mobilizar as competências desejadas, sejam elas, intelectuais, emocionais, pessoais e comunicacionais. Na contramão da utilização de métodos tradicionais de ensino, o emprego de metodologias ativas vem ganhando cada vez mais espaço nas universidades e escolas. Neste cenário, o uso de elementos de jogos na educação tem proporcionado desafios, prazer e entretenimento ao processo de ensino e aprendizagem", explicou.

A professora também falou sobre a relevância da curadoria digital no contexto educacional. "Assim como em outros processos de ensino e aprendizagem, a gamificação exige uma curadoria digital que provoque um sentido na prática do aluno. A origem do termo curadoria vem do latim 'curador', 'aquele que tem cuidado e apreço', que na sua essência o termo já traz o cuidado. Transportando o termo para o contexto da educação, esse se aplica ao ato de identificar e selecionar os conteúdos, ferramentas, e materiais didáticos, entre outros, para o emprego desses no processo de ensino e aprendizagem".

Mestre em Ciências Sociais, Fernando Franzoi da Silva considerou pertinentes as discussões. "Gamificação é essencial na aprendizagem significativa, ao propiciar que as regras do jogo sejam construídas nas interações entre as pessoas. E isso repercute por toda a vida, em especial para jogar o jogo democrático com autonomia".

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação  funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs  têm buscado planejar, executar e avaliar um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.