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Educadores discutem reestruturação das provas de certificação para os Ensinos Fundamental e Médio
Publicado em qua, 19/04/2017 - 11:32 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Fotos: Acervo pessoal
Professores da rede estadual, que atuam nas Comissões Permanentes de Avaliação (CPA) - responsáveis pela aplicação dos exames de certificação para os Ensinos Fundamental e Médio, além de coordenadores pedagógicos e revisores que atuam nas CPA participam da III Oficina Pedagógica para a Elaboração de Itens das Comissões. O evento, que começou ontem e segue até esta quarta-feira (19), acontece no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde do Centro Baiano, localizado em Feira de Santana (há 108 km de Salvador), na região Centro Norte do Estado.
O objetivo é discutir a política de certificação do Estado, socializar avanços do Sistema CPA Online e orientar a elaboração de itens – questões das avaliações - que irão constituir e formar o banco estadual de itens do CPA. A ideia é padronizar as provas, a partir de parâmetros nacionais de elaboração de itens, conforme explica a coordenadora do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria da Educação do Estado, Rita de Cássia Oliveira.
“Com isso, passaremos a rodar provas padronizadas para todo o Estado, porque atualmente cada CPA elabora suas questões. A partir dessa padronização, os itens passam a ser de um único banco. Isso vai gerar melhor qualidade nas questões elaboradas, riqueza no número e diversidade de itens, com uma série de possibilidades de criação de novas questões. Será um ganho que a gente vai ter com o banco estadual de itens’, explica a coordenadora. Além disso, acrescenta Rita de Cássia Oliveira, o Sistema CPA Online será ampliado, otimizando o trabalho que a Secretaria vem desenvolvendo nas comissões, para atender um maior número de candidatos, com maior qualidade e um tempo mais curto, no que diz respeito certificação da Educação Básica.
Moema de Abreu, professora do Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão, em Ilhéus (há 446 km de Salvador), na região Sul do Estado, é uma das participantes do encontro e fala sobre a importância desta padronização dos itens e da otimização do sistema. “Este aperfeiçoamento no sistema irá facilitar bastante a vida do professor e do candidato que vai fazer a CPA. Será mais prático, porque sem sair de casa, o candidato poderá acessar o sistema, fazer sua inscrição, ver sua nota, seu certificado e até solicitar atestado. É um ganho de tempo, principalmente, para quem reside distante da escola”, comemora.
De acordo com a coordenadora da Educação Básica, do Núcleo Territorial de Educação de Feira de Santana (NTE 19), Waleska Cordeiro de Lima, é pertinente a ideia de discutir os itens da CPA, já que é uma avaliação diferente da modalidade de aprendizado. “Discutir sobre a Educação de Jovens e Adultos é oportunizar a este público ir além; é dar uma nova chance a alguém que, por algum motivo, teve que interromper os estudos. Este encontro é justamente para isso: subsidiar a elaboração dos itens e repensar de forma criteriosa a elaboração dessa prova, que não vai simplesmente avaliar uma unidade ou um semestre, vai avaliar um percurso, o que o indivíduo traz e o que ele formou durante sua vida e dos conteúdos das diversas disciplinas de acordo com a modalidade, sejam elas do Ensino Fundamental ou Médio”.
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