Educadores discutem avanços e perspectivas do Plano Estadual de Educação

Palavras-chave:

Foto: Emerson Santos/ SECBA
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) participou, nesta sexta-feira (26), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, da 5ª Reunião do Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA). O encontro teve o objetivo discutir estratégias que devem nortear o novo Plano Estadual de Educação da Bahia (PEE-BA) 2026/2036.

A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, ressaltou a importância do encontro. “Esta audiência com os membros do fórum teve como objetivo a verificação do percurso do Plano Estadual de Educação, mas, também, discutir a respeito do futuro e da sinalização da necessidade de iniciarmos ações para a construção do nosso próximo plano a vigorar a partir de 2026”.

O coordenador do FEEBA, João Danilo de Oliveira, abordou alguns pontos discutidos. “Neste debate, duas questões foram extremamente centrais: o plano em si, com as suas metas e estratégias, olhando para o passado, o presente e o futuro, mas, duas estruturas que são fundamentais na transformação da Educação baiana e brasileira, que é fazer a discussão do planejamento educacional articulado com a discussão sobre o Sistema de Educação e o regime de colaboração”.

O FEEBA tem, entre suas atribuições, o papel de realizar o monitoramento contínuo e avaliações periódicas do Plano Estadual de Educação (PEE). O Fórum é composto por representantes de órgãos públicos e privados, entidades da sociedade civil, movimentos sociais, instituições de Ensino Superior e da Educação Básica, associações sindicais e organizações científicas.

Notícias Relacionadas