Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Educadores dialogam sobre saúde mental em ação do Programa de Valorização do Professor
Gestores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, professores e equipe técnica do Núcleo Territorial de Educação (NTE) de Seabra, na região da Chapada Diamantina, participaram, nesta quarta-feira (30), de um encontro virtual do projeto “Sou mais saúde”. A ação foi promovida pelo Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor da Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (PLANSERV).
A superintendente de Recursos Humanos da Educação da SEC, Rosário Muricy, ressaltou a importância das atividades e da parceria. “A iniciativa complementa as ações do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, que já vem realizando um trabalho direcionado ao autocuidado físico e mental em um período tão complexo, como este que estamos passando. Neste primeiro semestre, os profissionais do programa Saúde do Professor realizaram 3.998 acolhimentos psicológicos e 340 oficinas, ambos on-line, com 9.236 participações. Nossas atividades vêm abordando diversos temas referentes à promoção e prevenção à saúde dos servidores da rede estadual de ensino e da comunidade escolar para amenizar os impactos da pandemia”, salientou.
De acordo com a psicóloga do PLANSERV, Paula Caldas, os encontros trazem uma reflexão sobre hábitos diários e trazem dicas que podem contribuir para um dia mais harmonioso. "O projeto aborda temáticas relacionadas aos cuidados com a saúde mental, visando favorecer a saúde integral do beneficiário, e consiste em dois encontros. Hoje, com este grupo, destacamos a importância do autocuidado e da saúde mental. No dia 8 de julho, teremos uma nova reunião sobre a importância das relações interpessoais”.
Os educadores relataram os problemas que estão enfrentando e contaram as estratégias utilizadas para reverter o problema. Para a professora de Espanhol, Célia Maria Vieira, que atua no Colégio Estadual de Souto Soares, o segredo está no autoconhecimento. ”É muito importante se cuidar, fazer uma autoanálise e se conhecer, para conseguir identificar quando existe algo errado e quando precisamos de atendimento para uma recuperação”.
Para Aline D'Oliveira, diretora do NTE da Chapada Diamantina, manter a mente e o corpo saudáveis é um desafio para todos e os encontros ajudam a promover momentos para trabalhar a empatia e o autoconhecimento. “As competências socioemocionais são excelentes balizadores. É preciso falar em educação emocional para que a pessoa se torne capaz de reconhecer a emoção que está sentido e manejá-la de acordo com o momento em que estamos vivendo”.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas