Educadores dialogam sobre as relações interpessoais em ação do Programa de Valorização do Professor

Profissionais da Educação e equipe técnica do Núcleo Territorial de Educação (NTE) de Seabra, na região da Chapada Diamantina, participaram, nesta quinta-feira (8), do segundo encontro virtual do projeto “Sou mais saúde”. A ação foi promovida pelo Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (PLANSERV).

A superintendente de Recursos Humanos da Educação da SEC, Rosário Muricy, ressaltou a importância das atividades e da parceria. “Hoje, demos continuidade a uma ação junto ao NTE de Seabra. O momento vem sendo realizado em parceria com o projeto Viver Bem, coordenado pela equipe do PLANSERV. A iniciativa tem como objetivo abrir um espaço de escuta, acolhimento, troca e reflexão de forma lúdica e pensar sobre questões do  dia a dia dos profissionais, com destaque para o cuidado com a sua saúde mental e os impactos na sua saúde física”, salientou.

De acordo com a assistente social do PLANSERV, Denise Oliveira, os encontros trazem uma reflexão sobre o cotidiano com mudanças que podem amenizar os efeitos da pandemia e do estresse . "Nossa reunião abordou a importância das relações interpessoais com o intuito de apresentar como as interações sociais influenciam em nossa saúde e refletir sobre o quanto é importante manter relacionamentos saudáveis”.

Para Aline D'Oliveira, diretora do NTE da Chapada Diamantina, é preciso compreender as emoções, aceitar a mediação do outro e estar aberto ao diálogo. “Foi uma tarde bastante proveitosa, afinal temos muitos progressos, apesar de grandes desafios e conflitos. É importante lembrar que todos passamos por dificuldades e o exercício do olhar se torna fundamental para apaziguar os nossos problemas internos e conseguir ajudar as pessoas que estão ao nosso redor”.

Os encontros do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, por meio do programa “Sou mais saúde", seguem com uma agenda junto aos núcleos até o final deste mês. Confira a programação:

NTE 16 - Jacobina
1º encontro dia 12/07 às 14h