Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Educadores dialogam sobre a inserção de estudantes com deficiência no Mundo do Trabalho
Educadores dialogam sobre a inserção de estudantes com deficiência no Mundo do Trabalho
Publicado em sex, 08/11/2019 - 15:29 por ASCOM
Palavras-chave:
Fotos: Alice Coelho - Ascom/IAT
A programação do evento incluiu palestras sobre educação e diversidade, Educação Inclusiva para o mundo do trabalho e as construções pedagógicas do Núcleo de Educação Inclusiva do CEEBA. Além das apresentações, foi realizada uma roda de conversa com a participação estudantes do Centro, empregador e família.
O vice-diretor do CEEBA, Anderson Spavier, falou sobre diversidade e também sobre o trabalho desenvolvido pelo núcleo da instituição para inserção dos estudantes com Deficiência Intelectual (DI) no mundo do trabalho. “No CEEBA possibilitamos um processo de formação para o estudante e, dentro de seu desenvolvimento, encaminhamos para empresas parceiras. Trabalhamos nessa perspectiva para que tenhamos um sujeito mais pleno”, informou.
Além disso, salientou que a participação da família é essencial neste processo. “É importante que o tripé família, escola e mundo do trabalho funcione perfeitamente. É necessário pensar nestas pessoas para além da escola, porque, no ambiente profissional, ele terá outras possibilidades, como relações interpessoais e formação continuada”, destacou.
Neste sentido, a formadora do CEEBA, Jaciete Barbosa dos Santos, mencionou que em uma pesquisa que desenvolve no CEEBA, pôde constatar que é no mundo profissional que estes estudantes conseguem desenvolver relações pessoais. “Muitos desses estudantes só conseguem estabelecer vínculos de amizade quando chegam ao ambiente de trabalho”, contou. Além disso, afirmou que é essencial que a Educação Inclusiva proporcione ao estudante o sentimento de pertencimento à unidade escolar e que o faça se sentir respeitado em sua individualidade.
Para a coordenadora pedagógica Arielma Galvão, do Colégio Estadual Leda Jesuíno dos Santos e Escola Maria Romana Calmon, a pauta deste encontro contribui para desconstruir o preconceito de que estes estudantes não tem potencialidade para o mundo do trabalho. “Estas pessoas tem o direito, são atuantes e precisam ser visibilizadas. Este encontro coloca o tema na agenda institucional”, finalizou.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo