Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
SIGEDUC
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Educadores debatem a história da educação do negro e políticas públicas para a Educação Superior
Educadores debatem a história da educação do negro e políticas públicas para a Educação Superior
Publicado em qua, 25/11/2020 - 14:24 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta quarta-feira (25), a quarta atividade relacionada ao Novembro Negro, com uma live para debater o tema: “História da educação do negro e as políticas para a Educação Superior na Bahia”. O encontro, realizado no canal do Youtube da instituição (www.youtube.com/educacaobahia1), contou com as participações dos professores Ivanilda Amado, Eliane Costa, Patrícia Silva e Valnei Souza, sendo mediado por Joseane Carvalho.
A mestra em História Regional, Eliane Costa, abordou a história da educação do negro no Brasil. De acordo com a professora, “temos uma memória de lutas e conquistas de homens e mulheres que buscaram alcançar cidadania e dignidade humana e articularam estratégias que ressoaram no alcance das políticas públicas para a emancipação do povo negro no Brasil”.
Para Valnei Souza, a atividade proposta é positiva e incentiva o debate em um mês que simboliza a luta dos ancestrais. “Trouxe uma discussão sobre os rumos da educação musical, ao traçarmos como perspectiva a educação para as relações étnico-raciais. O campo do ensino da música ainda é extremamente colonizado e isso faz com que esse campo permaneça como reprodutor do racismo epistemológico que subalterniza as práticas musicais não europeias. Não há como tratar a nossa diversidade musical negra e indígena pensando nos tradicionais teóricos, por isso a minha preocupação é levar para o estudante o samba de roda, as composições dos blocos afros e realizar uma ligação com o cotidiano deles”, ressaltou o professor.
A diretora de Políticas para a Educação Superior da SEC, Ivanilda Amado, ponderou que, para avançarmos nas políticas públicas, é fundamental resgatarmos a história da educação das populações negra e indígena no Brasil. “Historicamente, as populações negra, indígena e pobre foram grupos alijados dos processos educacionais, provocando o que Carlos Hasenbalg define como processo cumulativo de desvantagens socioeconômicas, que acarreta maior dificuldade de ascensão. Também tratamos das demandas históricas que impulsionaram mudanças na legislação educacional, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e das culturas afro-brasileira e indígena no sistema de ensino”.
A professora Patrícia Silva apresentou sua metodologia de trabalho de ensino, envolvendo a criação e o trabalho com bonecas para incentivar a representatividade entre as crianças. “Nossos corpos são atravessados todo o tempo pelo racismo, pela falta de representação e pela descriminação. Espaços como este, com profissionais que vêm fazendo a diferença, foi pra mim de grande relevância, não apenas para meu processo formativo, mas também para o meu fortalecimento”, disse.
A próxima live temática será no dia 26 de novembro, às 15h, no canal oficial da Secretaria da Educação no Youtube. Os convidados vão debater as “Narrativas quilombolas”. Para saber mais, acesse a programação completa em: https://bit.ly/3f9HEsw
Notícias Relacionadas
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
SEC divulga resultado final de seleção interna para professor do PRONATEC
-
Festival conecta tecnologias modernas e conhecimentos ancestrais
-
Estudantes baianos participam de encontro de grêmios escolares, em Salvador
-
Pré-vestibular gratuito: UPT promove atividades integrativas para estudantes de toda Bahia
-
ARTIGO | EJA: reflexões sobre a Educação Básica para a classe trabalhadora, por Carla Nogueira
-
Parlamento Jovem da Câmara de Salvador recebe inscrições de estudantes até este domingo (5/5)