Educadores da rede estadual participam do Seminário Educação Integral

Como parte dos eventos de conclusão dos Cursos de Formação 2014, do Programa de Educação Integral (ProEi), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Inspirare Instituto, Bairro-Escola Rio Vermelho e Secretaria Municipal de Educação, realizou, nesta quarta-feira (10/12), no Hotel Pestana, em Salvador, o Seminário Educação Integral. O evento apresentou debates, palestras e experiências exitosas sobre o tema para gestores, professores e técnicos das redes públicas de ensino, além de oficinas que orientaram como implantar, na prática, a Educação Integral nas unidades escolares.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação
Presente na abertura, o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, destacou a importância do fortalecimento e da ampliação da Educação Integral nas escolas. “As nossas escolas têm um currículo integrado. Os assuntos das disciplinas regulares dialogam com os trabalhos realizados pelo ProEi. A perspectiva é uma escola na qual a ampliação da jornada escolar seja uma experiência construtiva para os estudantes, e não apenas uma extensão do que é feito no horário regular”, disse o secretário.

O ProEi atende a estudantes do ensino fundamental II e médio, beneficiando 15 mil alunos em 59 unidades escolares na capital e no interior do Estado. O Programa trabalha com a perspectiva de ampliar os tempos e espaços de formação escolar de modo a promover a formação humana integral do estudante. A proposta também é consolidar um currículo integrado a partir de experiências educativas, científicas, artísticas, culturais e esportivas, fortalecendo a relação da escola com a família e a comunidade. A Secretaria da Educação realiza, ainda, em parceria com o Governo Federal, o projeto Mais Educação, que também leva a educação integral para, aproximadamente, 620 escolas, beneficiando 180 mil estudantes.