Educadores da rede estadual concorrem ao 7º Prêmio Professores do Brasil

Professores da rede estadual que ensinam nos Centros Interdisciplinares (Cenint), localizado no Complexo Educacional Jiquitaia, em Salvador, concorrem ao 7º Prêmio Professores do Brasil, cuja cerimônia de premiação será nesta quinta-feira (12/12), no Teatro Brasil 21, em Brasília. O grupo, formado por 18 professores, apresentou um relato de uma série de atividades socioculturais-educativas que estão sendo desenvolvidas com os estudantes, principalmente palestras e oficinas, dinamizando, desta forma, o processo de ensino e de aprendizagem. O relato foi selecionado na categoria Educação Integral, na região Nordeste, dentre os 40 selecionados no país (oito categorias para as cinco regiões geográficas).

“Realizamos diversas tarefas diferentes, ao todo foram sete. Convidamos amigos que podiam trazer algo novo para os estudantes por meio de palestras e oficinas”, explica a professora de Educação Matemática, Olenêva Sanches Sousa. É o caso do biólogo Everaldo Queiroz, que realizou uma palestra sobre as características da vida marinha na Baía de Todos-os-Santos e do professor Rui Lima (Laboratório de Petróleo – Unifacs) que falou com os alunos sobre o mundo do trabalho emtorno do Petróleo.

Uma das características das atividades era não ser realizada apenas no Cenint. “Algumas atividades foram realizadas fora do centro, o que acabou proporcionando uma dinâmica diferente ao que o estudante está acostumado”, destacou Olenêva. A professora acrescenta: a atividade que os estudantes tiveram na Câmara de Vereadores de Salvador, que, por meio da ouvidoria, puderam conhecer o trabalho realizado pelos vereadores e se inteirar sobre os direitos dos cidadãos no momento de cobrar a ação dos parlamentares.

A educadora também destaca que a participação nos eventos não era obrigatória. “Os estudantes que se inscreviam tinham real interesse em participar, até porque essas atividades não possuem o objetivo de serem obrigatórias, e, sim, de despertar a vontade de participar”, ressalta. Os professores comemoram a seleção do relato, a indicação para o prêmio e afirmam que isso é um estímulo para o desenvolvimento de novas ações. “Os relatos que foram inscritos no concurso são apenas alguns que realizamos. A ideia é prosseguir com o trabalho”, conclui Olenêva.

CENINT – Os Centros Interdisciplinares, projeto educativo ligado à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, tem por objetivo definir planos anuais de atualização, aprofundamento e socialização de aprendizagens, habilidades e conhecimentos. Além disso, os CENINT trazem informações facilitadoras do sentir, pensar e fazer integrados para uma melhor qualidade da educação dos alunos do ensino médio da rede estadual e egressos.