Educadores avaliam ações voltadas para a alfabetização na idade certa

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

A alfabetização das crianças na idade certa, até os oito anos de idade, é uma das ações estratégicas desenvolvidas pela Secretaria da Educação do Estado em regime de colaboração com 381 municípios baianos, por meio do Programa Estadual Pacto pela Educação. A iniciativa envolve formação de professores, distribuição de material didático e assessoramento técnicos dos municípios. E foi com o objetivo de socializar as experiências realizadas ao longo do ano letivo de 2017, no âmbito do programa, que a Secretaria realizou, nesta segunda-feira (27), o seminário Rede de Experiência, dentro do “Ciclo de Alfabetização: refletindo as experiências pedagógicas e de gestão.

O seminário envolveu educadores do Núcleo Territorial de Educação (NTE) 26 – Região Metropolitana de Salvador (RMS) e contou com a participação do secretário da Educação Walter Pinheiro. Para Pinheiro, as ações do Pacto são essenciais para que os estudantes continuem, com sucesso, seu percurso formativo. “Com o programa, podemos colaborar com as escolas municipais estruturando os estudantes para que cheguem às unidades estaduais, além de contribuirmos para a alfabetização na idade certa. E isso tudo é proporcionado pelas experiências e atividades desenvolvidas pelos professores, que convivem e conhecem a realidade de cada localidade, acabando com aquela ideia de estarmos estabelecendo fórmulas para a aprendizagem dos alunos”.

O seminário, que reuniu profissionais da Educação de nove municípios pertencentes ao NTE 26. A coordenadora local do Pacto, em Lauro de Freitas, Antônia Batista, que ingressou no programa este ano, conta a sua experiência. “Temos o desafio de melhorar os resultados das avaliações externas, como a do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e da ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização) no nosso município, que está entre os prioritários do Pacto. O compromisso com a alfabetização na idade certa é permanente e este mais do que um programa de governo, deve ser tratado como parte de uma política pública de alfabetização”.

Formação continuada
Após o término das ações relativa às avalições do programa no ano de 2017, os educadores estaduais irão se voltar para a primeira formação presencial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) com a unidade formadora, que no caso é a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) e irá acontecer na segunda quinzena de dezembro. “Como a nossa ideia é dar continuidade à ação formadora, o PNAIC vem para complementar a nossa ação do Pacto Estadual. Vai ser importante porque esse trabalho não vai parar na ponta”, afirmou a coordenadora de  Programas Especiais (COPE), da Secretaria da Educação do Estado, Elenir Alves.

O “Ciclo de Alfabetização: refletindo as experiências pedagógicas e de gestão no âmbito do Programa Pacto pela Educação” será realizado nesta terça-feira (28) no município de Amargosa (NTE 9) e na quarta (29), em Jacobina (NTE 16).