Educadores apresentam projetos das Residências Online de Aprendizagem Criativa

Palavras-chave:
Do dia 28 de setembro ao dia 02 de outubro, de 9h às 10h30, educadores da Bahia e de outros estados apresentarão, no canal do Instituto Anísio Teixeira (IAT), no Youtube, suas propostas de atividades desenvolvidas durante as Residências Online de Aprendizagem Criativa. O projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do IAT, tem o propósito de criar rede, fortalecer, desenvolver iniciativas e implementar projetos de aprendizagem criativa que irá alcançar cerca de 4800 estudantes através das atividades pedagógicas elaboradas durante o programa. 
 
A primeira etapa do programa envolveu 25 impulsionadores e 66 educadores residentes distribuídos em 18 equipes. Cada grupo participou de oito sessões de mentorias, de até 1h, com especialistas em aprendizagem criativa de todo o Brasil para criar e aprimorar atividades pedagógicas que posteriormente serão aplicadas nas escolas dos integrantes da equipe.  
 
De acordo com o diretor de Inovação e Tecnologia do IAT,  Iuri Rubim,  após os encontros virtuais as equipes enviaram suas propostas para equipe do IAT, as quais foram avaliadas por diretores que  deram retorno e eles irão apresentar em uma série de lives durante a semana. “As equipes passaram por um processo de formação com mentorias, e alguns encontros com o núcleo Bahia da rede de aprendizagem criativa com o foco em produzir uma atividade que pudesse ser aplicada nas escolas, depois desse processo é o eles apresentarão durante esta semana sempre das 9h até às 10h30, no canal do IAT no Youtube”, explicou Iuri.
 
A ação teve um alcance de 19 municípios da Bahia e de outros estados e chegou a 12 Territórios de Identidade: Metropolitano de Salvador, Semiárido Nordeste II, Litoral Sul, Bacia do Rio Grande, Irecê, Sudoeste Baiano, Chapada Diamantina, Sertão Produtivo, Médio Rio de Contas, Sertão do São Francisco, Recôncavo e Litoral Norte/Agreste Baiano.
 
As inscrições para a segunda edição das Residências já estão abertas. Para participar os educadores deverão formar uma equipe de duas a quatro pessoas, acessar o endereço http://educacao.ba.gov.br/residenciasdeaprendizagemcriativapreencher o formulário com os dados e responder à pergunta: O que motiva a equipe a querer participar do programa Residências Online de Aprendizagem Criativa?  As equipes serão selecionadas com base no critério de inovação e de identidade com a aprendizagem criativa.
 
As Residências de Aprendizagem Criativa são inspiradas nas residências artísticas - prática comum ao universo das artes. Adaptada para a educação, a prática valoriza as experiências já existentes, bem como o aprendizado entre pares, na medida em que a formação se dá na convivência dos professores com colegas que possuem mais experiência em Aprendizagem Criativa.

Notícias Relacionadas