Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: educadores › Notícia › Educadoras da rede estadual participam de imersão em STEAM
Educadoras da rede estadual participam de imersão em STEAM
Setenta e seis professoras de Salvador e outros 50 municípios do STEAM+, projeto voltado para a formação e o engajamento de professoras e alunas em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, participaram, nesta quarta-feira (05), no Instituto Anísio Teixeira, de um dia inteiro de imersão para ampliação do conhecimento teórico e prático acerca destas cincos áreas do conhecimento e troca de experiências sobre a prática docente.
Durante a manhã, as professoras participaram de uma oficina de Cultura Maker com a especialista Rozeani Araújo. “Nada deixa o educador mais feliz do que ter todo mundo participando, desenvolvendo junto o aprendizado. Na oficina trabalhamos um mini gerador eólico. Teve um envolvimento com uma participação com coração de todo mundo. Então tenho certeza que esse encontro vai frutificar. Que uma semente foi plantada de entusiasmo, de alegria, com educação Maker, com educação STEAM e eu espero que todos se sintam mais empoderados para levar as lições que marcaram esse encontro para a prática pedagógica do ano” disse Rozeani.
Já na parte da tarde, elas participaram de um bate papo, promovido pelas Secretarias da Educação e da Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI), sobre o tema “Caravana da Ciência: interiorização de conhecimento e saberes’ com a biomédica, doutora em patologia humana e pesquisadora brasileira que coordenou a equipe responsável pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-CoV-2, Jaqueline Góes.
A pesquisadora falou sobre o projeto Caravanas da Ciência, como foi pensado, seus objetivos e estratégias para levar a ciência à população. Jaqueline Góes também discorreu sobre a percepção que a população em geral tem da Ciência e Tecnologia no Brasil, os principais obstáculos para a popularização da ciência e sobre a importância do letramento científico no combate as fake news.
"A falta de acesso é um grande obstáculo para a democratização do saber. Precisamos buscar estratégias para levar a ciência à população. Não podemos criar ou compactuar com o isolamento científico que existe no país. Muitas pessoas não sabem como a ciência funciona e não sabem, não porque elas não querem, mas porque nós cientistas não conseguimos chegar até elas", afirmou.
A pesquisadora destacou ainda que a divulgação científica é um grande pilar da popularização da ciência e que a mídia tem papel importante neste processo. “A população não entende os resultados das pesquisas, porque não sabe como a ciência é feita, não conhece o processo e por isso acha que a ciência pode trazer malefícios. Por outro lado, existe a fragilidade que os próprios cientistas têm em comunicar o resultado de suas pesquisas e, ainda, as fake News, que são uma máquina com engrenagem complexa e que precisa ser combatida através do letramento científico", analisou.
Além do dia de imersão, as educadoras participaram também do seminário ‘Educação e máquina de fazer democracia’, que aconteceu no IAT, em 03 e 04 de junho.
Para a coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, em Valença (NTE 06), Maria do Amparo, participar da imersão foi uma experiência enriquecedora.
“Estar no seminário e nesta imersão unindo a tecnologia e a ciência e participando deste encontro de saberes com os nossos pares e professores, que estão no dia a dia com estes saberes pedagógicos, foi de extrema importância e de grande riqueza. Com certeza a nossa experiência enquanto profissionais na educação foi elevada nestes três dias", contou.
“Durante a imersão elas tiveram contato com temáticas afins às atividades que elas estão desenvolvendo e participaram de todo um planejamento que irá ajudá-las a desenvolver melhor e a ampliar as perspectivas dos seus projetos”, contou a diretora de Inovação e Tecnologia do IAT, Carla Aragão.
Após este primeiro encontro presencial, as professoras selecionarão até cinco estudantes, cada, para desenvolverem com elas o projeto que apresentaram na etapa seletiva. Em setembro o grupo participará de um novo encontro presencial onde apresentarão os projetos finalizados e receberão o selo de Professoras Fellow STEAM+.
O projeto
Intitulado STEAM+, o projeto visa fomentar a participação de meninas e mulheres nestes campos, utilizando uma metodologia interdisciplinar que tem a função não só de intensificar o aprendizado nestas cinco áreas do conhecimento, como também de interligá-las, com foco na aplicação prática do aprendizado.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro