Educação matemática é tema de workshop no Instituto Anísio Teixeira

Refletir sobre o papel dos programas de formação de professores em educação matemática e propor a interação entre os programas voltados à disciplina. Esses são alguns dos objetivos do I Workshop de Educação Matemática da Bahia, que teve início nesta segunda-feira (5/5), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Com o tema “Dia da Matemática: como garantir o direito de aprender matemática”, o evento, que segue até terça-feira (6/5), quando se comemora o Dia da Matemática, é realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBEM-BA).

De acordo com a diretora-geral do IAT e vice-presidente do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Forprof-BA), Irene Cazorla, a intenção do workshop é criar uma agenda que potencialize as ações já empreendidas pela Secretaria. “Precisamos construir uma agenda de ações que reforce a qualidade do ensino nas escolas”, disse.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
O evento contou com a participação de professores da rede estadual de ensino e coordenadores dos diversos cursos e/ou programas, representantes dos estudantes e do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), além de participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Governo Federal, entre outros.

Coordenador do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal da Bahia, o professor Joseph Nee Anyah Yartey falou sobre a importância do workshop e da inserção dos estudantes no Pibid. “A presença dos estudantes no workshop, assim como a participação deles no Pibid, contribui para enriquecer os seus conhecimentos”, contou o professor.

O professor de matemática do Colégio Estadual Abdias Menezes, em Vitória da Conquista, Geronildo Almeida Silva, que, em 2013, concluiu a licenciatura em matemática por meio do Parfor, também fala sobre a importância do evento. “Aqui nós temos contato com outros professores e estudiosos da área, e trocamos experiências que ajudam a aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem”, declarou.

Elder Eterno Silveira, representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ressaltou a relevância da temática do workshop pela urgência de se repensar o formato da formação de professores na formação inicial e na pós-graduação.

Educação Matemática – O Estado da Bahia tem sido pioneiro no movimento da Educação Matemática. Mostra disso é a realização dos Encontros Baianos de Educação Matemática (15 edições), dos Fóruns de Licenciatura (quatro edições), Olimpíadas de Matemática (dez edições) e a Feira Baiana de Matemática (oito edições). Neste ano, sediará a III Feira Nacional de Matemática.

Na educação básica, a Secretaria da Educação do Estado implementou, ainda, programas estruturantes, que reforçam o ensino da Matemática na escola pública, como por exemplo, o Gestar na Escola e o Ensino Médio em Ação, que, este ano, foi continuado por meio do Pacto pelo Ensino Médio.

No campo da formação de professores, a Bahia conta com os cursos regulares de Licenciatura em Matemática nas universidades estaduais de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste da Bahia (Uesb), de Feira de Santana (Uefs), do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Instituto Federal da Bahia (Ifba) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que também ofertam curso, em regime especial, no Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), e que, entre 2014 e 2015, deverá formar 27 turmas presenciais e duas a distância.

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