Educação Inclusiva para deficientes intelectuais e com síndrome de Down é tema de formação no IAT

Educação Inclusiva é tema de formação no IAT
Educação Inclusiva é tema de formação no IAT
Educação Inclusiva é tema de formação no IAT
Fotos: Alice Coelho - Ascom/Educação
A Secretaria do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), promove nesta terça-feira (22), o 7º encontro do projeto Inclusão em Pauta deste ano, realizado na sede do IAT. Palestras expositivas e oficinas serão realizadas durante o evento, que tem como tema a Educação Inclusiva para estudantes com deficiência intelectual e síndrome de Down. 
 
 “O objetivo é subsidiar o professor que está trabalhando com estes estudantes para que eles consigam compreender a real necessidade que eles têm a partir de uma mediação mais assertiva”, destacou a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e formadora do Programa de Inclusão da APAE,  Ana Beatriz Araújo. A formadora explicou que as informações que o professor tem sobre estudante são essenciais neste processo. “Cada estudante é único e nós não o conhecemos, mas o professor conhece. A gente quer acender luzes sobre esta questão, para que o professor possa olhar esta criança ou adolescente com outro olhar”, concluiu. 
 
A coordenadora de inclusão e diversidade do IAT, Verena de Sá Villas Bôas, destaca o trabalho desenvolvido pela APAE no atendimento educacional especializado para estudantes da escola regular. “A APAE é parceira do Inclusão em Pauta e das redes municipal, estadual e privada. É importante que os professores saibam como atender estes estudantes e potencializar o ensino e a aprendizagem deles”, comentou.
 
A coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Henriqueta Martins Catharino e participante da formação, Cláudia Vírginia de Santana Cajado, considera que as atividades do projeto superaram as suas expectativas. “Essa formação é ampla, aborda todas as deficiências para que a gente possa pensar dentro das escolas regulares como essa inclusão deve ser verdadeira, que favoreça o processo de aprendizagem”, afirmou. 
 
Sobre o Projeto
O Projeto Inclusão em Pauta faz parte da Formação Continuada dos Educadores, realizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), que integra a estrutura da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Com objetivo de oferecer instrumentos pedagógicos da Educação Inclusiva para potencializar o processo de ensino aprendizagem, a atividade segue com encontros programados até final de novembro.

 

Notícias Relacionadas