Documentário Janelas do Curuzu estreia 28 de novembro

Como se sente um aluno negro ou afrodescendente que ao abrir o seu livro didático não se vê ali representado? Essa é uma das reflexões propostas pelo curtametragem Janelas do Curuzu que estreia no dia 28 de novembro de 2012, às 20h, no Cine Teatro do Irdeb, com entrada franca.

Mais uma iniciativa em comemoração ao Mês da Consciência Negra.   O documentário foi financiado por edital de concurso de 2009 para projetos de apoio a curtametragens produzidos no Estado, numa concorrência que movimentou 44 realizadores locais.

O cenário do curtametragem é a rua do Curuzu, no bairro da Liberdade, em Salvador, o mais negro do Brasil.  A rua é considerada o coração da Liberdade, por sua identidade, sua história e pelo estreitamento das relações com o primeiro bloco afro do país, o Ilê Aiyê.  

Por meio de janelas, literais e simbólicas, usadas no filme como metáforas dos olhos, o documentário revela a formação dos seus moradores: valores, autoestima, sonhos e algumas frustrações. Entre elas, a apropriação da mídia e dos políticos sobre a visibilidade do território apenas no verão, no carnaval e nas eleições.

 Após a estreia Janelas do Curuzu será divulgado na TVE e em festivais de cinema pelo Brasil. Além disso, o vai ser usado como ferramenta pedagógica em escolas estaduais, por intermédio de instituições de fomento à cultura, meio ambiente e  educação.

Vejam o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=qh4Rr5Pp9Q4&feature=plcp

Para acompanhar as novidades do filme, saber quem foi a equipe técnica e outras informações e imagens, confira a fanpage de Janelas do Curuzu no link http://www.facebook.com/pages/Janelas-do-Curuzu/280303122016927?fref=ts

Fonte:
Mémoria Eletrônica Comunicação
Isana Pontes/ Jornalista, videomaker, produtora de conteúdos

Notícias Relacionadas