Divulgada lista dos 31 novos colégios que participarão do projeto Agências de Notícias na Escola

Palavras-chave:
A Secretaria de Educação do Estado da Bahia divulgou, nesta terça-feira (16), através do Instituto Anísio Teixeira, a lista com o nome dos 31 novos colégios que participarão do projeto Agência de Notícias na Escola. A iniciativa prevê a implantação, nas escolas escolhidas, de agências para veiculação regular de conteúdos noticiosos em diversos formatos. Nelas os estudantes irão aprender os processos de pré-produção, roteirização, concepção e finalização do material e vão poder gravar entrevistas, podcasts e construir pautas dentro da realidade no qual estão inseridos.
 
 
Cada agência será constituída por equipes com, inicialmente, 10 estudantes, sendo 05 em cada turno, e 02 professores orientadores. Uma vez instituído pela gestão da escola, o projeto será perene, com renovação das equipes envolvidas e permanência das práticas pedagógicas nos anos letivos seguintes. 
 
As escolas participantes receberão recurso via Fundo de Assistência Educacional (FAED) para aquisição dos equipamentos e deverão participar de formações em produção audiovisual com os professores da Rede Anísio Teixeira, bem como em produzir notícias em vídeos, áudio (podcast) e hipertexto (blog), além da publicação de conteúdos nas redes sociais da unidade escolar. Será feita uma curadoria e parte do conteúdo veiculado também será publicado na Plataforma Anísio Teixeira (http://pat.educacao.ba.gov.br/), repositório oficial de recursos educacionais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
 
De acordo com coordenador da Rede Anísio Teixeira e responsável pelo projeto, Gabriel Luhan, após selecionadas a escolas, o próximo passo será a realização de uma reunião com os diretores dos colégios para alinhamento e orientações acerca das próximas etapas do projeto. “Hoje nós damos mais um passo neste projeto e estamos muitos felizes, pois desta vez conseguimos alcançar os 27 territórios de identidade. Saímos de um total de 50 escolas participantes para um total de 81, sendo 03 por território. Além disso, conseguimos alcançar um número expressivo de escolas da zona rural, que são mais carentes desse aparato tecnológico que as agências estão proporcionando. Então teremos mais jovens, contando suas histórias, com suas identidades, mostrando suas realidades para toda a Bahia”, destacou.
 

Notícias Relacionadas