Divulgada lista de escolas selecionadas para projeto Agências de Notícias

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou, nesta quarta-feira (07), a lista das 54 unidades escolares selecionadas para participar do projeto Agência de Notícias na Escola. A iniciativa, realizada por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), prevê a implantação de agências para veiculação regular de conteúdos noticiosos em diversos formatos. Nelas os estudantes irão aprender os processos de pré-produção, roteirização, concepção e finalização do material e vão poder gravar entrevistas, podcasts e construir pautas dentro da realidade no qual estão inseridos. Confira a lista abaixo:
 
 
 
 
 
 
 
As escolas participantes receberão recurso via Fundo de Assistência Educacional (FAED) para aquisição dos equipamentos e deverão participar de formações em produção audiovisual com os professores do Programa de Difusão de Mídias e Tecnologias Educacionais da rede pública estadual de ensino da Bahia - Rede Anísio Teixeira, para a produção de notícias em vídeos, áudios (podcasts) e hipertextos (blog), além da publicação de conteúdos nas redes sociais da unidade escolar. Será feita uma curadoria e parte do conteúdo veiculado também poderá ser publicado na Plataforma Anísio Teixeira (http://pat.educacao.ba.gov.br/), repositório oficial de recursos educacionais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
 
De acordo com coordenador do programa Rede Anísio Teixeira e responsável pelo projeto, Gabriel Luhan, as próximas etapas do projeto serão apresentadas aos gestores e gestoras das escolas selecionadas. “Neste primeiro momento iremos pedir que eles assinem um documento, que nos permitirá abrir o processo para liberação de recursos. Em seguida, disponibilizaremos para eles uma lista com os equipamentos necessários e preços médios e vamos auxiliar as escolas neste processo de aquisição, tirando dúvidas, ajudando a escolher os melhores equipamentos para compra e dando-lhes os encaminhamentos necessários”, explicou.
 
Cada agência será constituída por uma equipe com, inicialmente, 10 estudantes, sendo 05 em cada turno, e 02 professores orientadores. Uma vez instituído pela gestão da escola, o projeto prevê a renovação das equipes envolvidas e permanência das práticas pedagógicas nos anos letivos seguintes. A ação ainda conta com encontros formativos presenciais no Instituto Anísio Teixeira, além da participação das unidades escolares em eventos e na mostra audiovisual que será realizada ao final do ano letivo.

Notícias Relacionadas