Divulgada lista de equipes selecionadas para a 12ª rodada das Residências de Aprendizagem Criativa

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia divulgou, por meio da Coordenação de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do Instituto Anísio Teixeira, a lista das equipes selecionadas para participar da 12ª rodada das Residências de Aprendizagem Criativa.

Foram selecionadas 30 equipes que participarão, no dia 05 de junho de 2023, via plataforma Meet, do primeiro encontro para apresentação da dinâmica de funcionamento e orientações para as residências. O grupo terá uma semana para imersão em aprendizagem criativa e, em seguida, terá, durante 3 semanas, mentorias e atividades assíncronas. Também na programação do curso está inclusa a semana de preparação dos projetos, semana de feedbacks dos impulsionadores e equipe IAT, além do envio de uma apresentação em vídeo dos projetos de cada equipe.

“Primeiro eu queria agradecer aos residentes. Estamos iniciando uma nova etapa, a 12ª rodada. A gente já teve uma longa jornada até aqui, tivemos outras 11 rodadas que foram  de muito aprendizado. E, ao longo deste tempo, a gente vem estruturando uma coisa que se incorpora e vai ganhando cada vez mais força dentro da proposta da aprendizagem criativa. A gente tem uma construção dentro deste processo que não é feita por nós aqui do IAT, mas por todo mundo que passou, todo mundo que contribuiu para que as residências se fortalecessem, se estruturassem como umas das formações mais importantes da Diretoria de Inovação e Tecnologia”, afirmou o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Matheus Santiago.

Arlindo explicou ainda que, ao longo do tempo, acabou percebendo que as temáticas que são incorporadas, a de festejos e tudo mais, fazem parte do processo de aprendizagem, principalmente no Nordeste, que tem o São João e o Carnaval muito forte. “Aí, já nesta pegada do São João, que está chegando, vamos ter um encontro já com a energia que vem desse período. A gente espera que os participantes aproveitem fiquem felizes com a gente e trace esta jornada de aprendizagem criativa para fortalecer ainda mais a educação na Bahia”,

Durante as residências, os participantes poderão compartilhar suas ideias e ao mesmo tempo aprender com seus colegas, enquanto trabalham para criar projetos que se adequem a sua vivência local com a orientação de impulsionadores de todo o Brasil. Além disso, terão acesso a uma série de materiais que irão ajudá-los a desenvolver suas habilidades em áreas como tecnologia, design thinking e metodologias ativas de ensino. Terão também a oportunidade de trabalhar com ferramentas e recursos de última geração para criar projetos.

As Residências de Aprendizagem Criativa

As Residências de Aprendizagem Criativa são um programa de mentorias voltado a educadores baianos e brasileiros. Esta formação propõe aproximar a abordagem da Aprendizagem Criativa da prática pedagógica dos educadores. A iniciativa filia-se à vertente do Construcionismo (Seymour Papert) e dá destaque à autoria, ao “aprender criando” e à centralidade do estudante no processo de construção do seu conhecimento.

Dentre os vários conceitos trabalhados na formação estão: os Quatro P’s da Aprendizagem Criativa (Projeto, Paixão, Pares e Pensar Brincando); a Espiral da Aprendizagem Criativa (Imaginar; Criar; Explorar; Compartilhar; Refletir; Reimaginar), além de Cultura Maker e Metodologias Ativas.

Os educadores participantes passam por um período de mentorias com os impulsionadores - profissionais de várias áreas e de diferentes regiões do país que têm experiências variadas com a Aprendizagem Criativa na sua prática pedagógica. Ao final, deve ser elaborado um projeto pedagógico para aplicar na sua instituição de ensino. O processo é realizado em equipe e o interessado pode se inscrever com colegas de escola, parceiros de outras escolas ou até de outras redes de ensino!

EQUIPES SELECIONADAS

16 - Eureka

• FLAVIA DE EÇA ALMEIDA PINTO
  • ANA ROSA DE OLIVEIRA

17 - O que mais é possível?

• ELIZABETE CAMPOS MELO
  • FERNANDA MAIA DA SILVA