Descubra como utilizar a literatura para trabalhar a inclusão nas escolas

As possibilidades de trabalhar a literatura com temas de inclusão na formação das crianças serão apresentadas nesta quinta-feira (25), às 17h, em mais uma live promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), junto com Instituto Anísio Teixeira (IAT). A transmissão será realizada pelo canal do IAT no Youtube, com interpretação para libras e com a participação da palestrante convidada, a escritora de literatura infantil com temas de inclusão, Celina Bezerra.
 
Os benefícios do contato com a literatura para a infância e o seu papel na expressão oral, na construção do sujeito e na sua percepção do mundo, os estímulos da escrita e da leitura, a importância da escuta de histórias infantis com personagens com deficiência e características especiais, formas de se trabalhar desenvolvimento de valores inclusivos através da literatura infantil e como utilizar a produção literária e as tecnologias a favor da inclusão serão alguns assuntos discutidos. 
 
“Falarei sobre a importância da literatura infantil com temas de inclusão nas escolas e como tratar do tema de forma lúdica para que as crianças assimilem a inclusão sem preconceito e rejeição, aceitando as diferenças e respeitando todos os colegas como devem ser. Também mostrarei as potencialidades dessas crianças e jovens, como é o caso de um  youtuber que tem Síndrome de Down, uma cantora que tem transtorno espectro do autismo (TEA), a escritora que tem paralisia cerebral  e muitas outras artes que eles produzem”, antecipou Celina.
 
Formada em Letras com Especialização em Educação Inclusiva e em Educação da Infância com Ludicidade, Celina é escritora de poemas, crônicas, contos e livros infantis com temas voltados à Inclusão, como por exemplo, “Bruna, uma amiga Down mais que especial" e "Sabrina, a menina albina", que fazem parte da coleção "Amigos Especiais" publicados pela Editora Inverso.
 
A transmissão faz parte de uma série desenvolvida pela SEC e o IAT, que tem o propósito de oferecer recursos que contribuam na construção de conteúdos educacionais no período de isolamento social. Diversos temas já estiveram em pauta nas lives, como aplicativos e programas – novas tecnologias na educação, fotografia como linguagem nos processos de ensino aprendizagem, Ciência de Dados na Educação Pública, Linguagem Radiofônica, Aprendizagem Criativa, Sonho e Descobertas Científicas, Cultura Maker, Robótica Sustentável, Educação para Surdos na pandemia, entre outros. Todas as transmissões estão disponíveis no canal do IAT no Youtube.
 
Fazendo parte da série, nesta terça-feira (23), aconteceu a oficina interativa com tutorial de como criar conteúdo visual utilizando ferramentas online e gratuitas, com a Coordenadora de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Geisa Santos. Durante a atividade foram produzidas peças gráficas utilizando ferramentas e plataformas como o Canva, Inkscape, GIMP. Foi apresentado o passo a passo de como comprimir o tamanho de imagens sem perder a qualidade e teve também indicação de onde encontrar imagens gratuitas e de licenças livres. “Você pode criar do celular e do computador conteúdos para diversas redes sociais, além de criar coisas que vai desde um e-book completo até a um convite de casamento utilizando templates prontos ou começando a arte do zero”, explicou Geisa.
 

Notícias Relacionadas