Curso on-line de tecnologia a serviço da Educação prossegue capacitando professores da rede estadual

Fotos: Emerson Santos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O curso “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais”, também conhecido por CATE 3, prossegue com resultados positivos: 22.194 professores e coordenadores pedagógicos concluíram com sucesso, até a manhã desta sexta-feira (9), a primeira fase, enquanto que 17.438 finalizaram, também com sucesso, a segunda fase. O curso, dividido em seis fases, está sendo ofer­tado na mo­da­li­dade à dis­tância no am­bi­ente vir­tual da Uni­ver­si­dade Federal da Bahia. Com carga ho­rária de 180 horas, o curso ob­je­tiva atender à de­manda de for­mação con­ti­nuada dos pro­fis­si­o­nais da Edu­cação Bá­sica da rede pú­blica de en­sino do Es­tado da Bahia.
 
O coordenador de Articulação de Projetos para a Educação da Secretaria da Educação do Estado, Rogério Quintella, explica que “a apro­pri­ação e efe­tiva uti­li­zação das tec­no­lo­gias da in­for­mação e da co­mu­ni­cação apli­cadas ao con­texto es­colar e ao pro­cesso de en­sino e apren­di­zagem nas di­versas áreas do co­nhe­ci­mento são o foco do curso”. Atualmente, os cursistas estão fazendo o primeiro módulo do CATE 3, iniciado em fevereiro, com finalização neste mês. O segundo módulo será realizado entre setembro e outubro.
 
O CATE 3 está dividido por capítulos. Na primeira semana, o tema foi a utilização do Gmail e, na segunda, o uso de formulários. Nesta terceira semana, o assunto é Google Sala de Aula e na quarta semana, Google Drive. Na quinta semana, os cursistas vão lidar com o Google Apresentações e na sexta e última semana vão trabalhar com planilhas. “Todos os professores cursistas terão espaço ilimitado e gratuito de armazenamento no e-Nova, projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação em parceria com o Google INC, que inclui a formação de professores e o uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem de última geração, dinamizando os processos de ensino e aprendizagem e configurando uma rede social de conhecimentos que integra estudantes e professores”, detalha o gestor.

Notícias Relacionadas