Curso fortalece prática pedagógica para professores de educação física

Professores de educação física das escolas de tempo integral da rede estadual de ensino da Bahia iniciaram nesta segunda-feira (14/09), o curso “Esporte da Escola – práticas corporais e organização do conhecimento”, promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A atividade tem como objetivo subsidiar a ação e a prática pedagógica de professores que atuam com o ensino do esporte educacional. Além dos professores, participam do curso, coordenadores de núcleos do programa Segundo Tempo, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre).

O curso é realizado em duas etapas. A primeira, à distância, é feita por meio de ambiente virtual. A segunda etapa será realizada nos dias 28 e 29, no IAT, em Salvador. No dia 28/09 a videoconferência “Esporte da Escola: experiências do Mais Educação e Programa Segundo Tempo” integra a programação do curso e será aberta a profissionais de educação física das redes estadual, municipal e particular. Os professores da rede estadual deverão fazer a inscrição no Portal da Educação(educadores.educacao.ba.gov.br). Já os professores das redes municipais e particular podem ser inscrever por meio do formulário eletrônico. As inscrições devem ser feitas até dia 23/09.

Confira a programação da videoconferência

09 às 10h

Abertura / Composição da Mesa

Representantes do ME - Cláudia Bernardes e Andréa Everton

Representante da SEC/ CEDI Educação de Tempo Integral

Representante da SETRE

Diretor Geral do Instituto Anísio Teixeira – Nildon Pitombo

Formação Pedagógica e ECs - Amauri B. Oliveira

10 às 11h20

Esporte Educacional, Escola de Tempo Integral e Projetos Sociais Esportivos (Amauri B. Oliveira/UEM e Luiz Alexandre O. da Rocha/UFES).

Apresentação da coleção de Práticas Corporais e Organização do Conhecimento/Curso de Extensão EAD (João Danilo EC 06).

Almoço

14h às 15h40

Mesa I – Esporte no cenário do Programa Mais Educação na Bahia: macro campo, parcerias, formação de monitores e materiais pedagógicos

Profa. Cláudia Bernardes (ME), Prof. Amauri B. Oliveira (ME/UEM), Prof. Wagner Matias (ME) Coordenação: João Danilo B. Oliveira (UEFS/IAT).

16h às 17h30

Mesa II – Programa Segundo Tempo: cenário e perspectivas de oferta nos municípios baianos;

Profa. Andréa Everton (ME) e Prof. Luiz Carlos Rocha (EC 06).